Casa do Alentejo Celebra 100 Anos com Lançamento de Livro
A Casa do Alentejo está prestes a lançar o livro intitulado “Casa do Alentejo – Cultura, Liberdade e Solidariedade,” que comemora o centenário desta instituição. O evento de lançamento está agendado para o dia 10 de novembro, às 17h00, na sua sede, localizada na Rua das Portas de Santo Antão, em Lisboa.
Livro que Regista 100 Anos de História
Este livro é uma colaboração de aproximadamente 50 investigadores que contribuíram para um melhor entendimento do Alentejo e da sua histórica “Embaixada Cultural” em Lisboa. Publicado pelas Edições Colibri, é coordenado por Rosa Calado e Fernando Mão de Ferro.
A cerimónia de apresentação do livro será conduzida por Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura do Alentejo, e Santiago Macías, Diretor do Panteão Nacional.
A Casa do Alentejo, ao longo dos seus 100 anos de existência, tem sido um espaço que promove a cultura, a liberdade e a solidariedade. Fundada por alentejanos que se reuniam para manter vivas as suas tradições e minimizar as saudades da sua terra natal, continua a difundir esses valores, acolhendo manifestações sociais e culturais inspiradas na paz, justiça social e liberdade.
Celebrações do Centenário
Além do lançamento do livro, as celebrações do centenário da Casa do Alentejo já incluíram a inauguração de uma escultura comemorativa no icónico Páteo Árabe, da autoria do escultor alentejano Jorge Pé Curto, exposições de fotografia e pintura, bailes e inúmeros eventos culturais.
A Comissão de Honra do centenário conta com cerca de 100 personalidades e entidades, incluindo o presidente da Câmara Municipal de Lisboa e os presidentes dos municípios do Alentejo.
Alto Patrocínio do Presidente da República
É importante destacar que as comemorações do Centenário da Casa do Alentejo têm o alto patrocínio do Presidente da República.