PORTALEGRE: “IMPREVISTOS CULTURAIS” APRESENTADO EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

PORTALEGRE: “IMPREVISTOS CULTURAIS” APRESENTADO EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

11/07/2018 0 Por Redação

Foi apresentado oficialmente em conferência de imprensa, o programa dos “Imprevistos Culturais”, que tem inicio marcado para o dia 14 de julho.

Tratando-se de uma 2ª edição do projeto integrada numa candidatura ao INTERREG VA Espanha – Portugal (POCTEC) 2014-2020, designada por 1234REDES_CON, e após o sucesso alcançado em 2017, impunha-se conceber uma abordagem estratégica mais ampla e diversificada, vocacionada para integrar os parceiros de Badajoz, Beja e Castelo Branco que se associaram à iniciativa, e simultaneamente capaz de rentabilizar as infraestruturas e equipamentos culturais e educativos das cidades envolvidas.

Abrir espaços públicos a novas utilizações, mostrar novas abordagens às linguagens tradicionais em diálogo com discursos artísticos contemporâneos, chamar novos espectadores e formar públicos são alguns dos objetivos referidos pela presidente do Município de Portalegre, Adelaide Teixeira, que evidenciou também a realização de imPrevistos na Fonte dos Amores e no Miradouro da Serra, lugares que têm ficado de fora do percurso cultural de animação e que são integrados este ano pela sua aprazibilidade.

O pressuposto destes “imPrevistos Culturais” foi precisamente dar a conhecer por um lado o trabalho criativo e inovador das associações culturais que trabalham no concelho através do cruzamento com linguagens mais contemporâneas, integrando como cenário os espaços patrimoniais mais ou menos improváveis de modo a que se possam revitalizar e recuperar através da sua apropriação pelas pessoas.

Uma iniciativa “fora da caixa” salientou a presidente, com cante, dança, música e teatro para adoçar as noites de verão em Portalegre, com entrada e transporte gratuitos e que se pretende que vá ao encontro daquilo que são as expectativas das pessoas.

A programação decorre entre os meses de julho e setembro, com um valor de investimento na ordem dos € 50 000,00, comparticipados em 75% a fundo perdido.

Consulte aqui o programa completo.

Facebook
Facebook
Google+
Google+
https://tvguadiana.pt/2018/07/11/portalegre-imprevistos-culturais-apresentado-em-conferencia-de-imprensa">
YouTube