LITERATURA: DISPONÍVEL O LIVRO “PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL  – O OLHAR ANTOPOLÓGICO” 

LITERATURA: DISPONÍVEL O LIVRO “PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL  – O OLHAR ANTOPOLÓGICO” 

15 de Julho de 2019, 17:54h 0 Por Redação

Já se encontra disponível ao público o livro intitulado Património Cultural Imaterial – O Olhar Antropológico, de Luís Marques.

Trata-se de uma obra dedicada, sobretudo, a quem age, promove ou se interessa pelo Património Cultural e, em especial, pelo Património Cultural Imaterial Português.

Com esta abordagem antropológica pretende-se enriquecer o leitor através de uma aproximação aos tempos remotos da humanidade, à diversidade cultural, ao multiétnico mundo não ocidental, ao debate e à ação internacional pré e pós-Convenção para Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (UNESCO, 2003), incluindo à documentação geral mais significativa. Procura ainda mostrar os antecedentes histórico-culturais e a repercussão político-institucional deste conceito em Portugal, as expressões culturais imateriais aqui consideradas Património Mundial e as que figuram no Inventário Nacional, sem esquecer também toda a legislação relativa a esta temática produzida no país.

Sobre o autor

Antropólogo, Doutorado pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Professor Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Director do Curso de Pós-Graduação em Património Cultural Imaterial e Presidente da Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial.