PORTALEGRE: RESIDÊNCIA ARTÍSTICA “CONVIVER NA ARTE – A JOALHARIA E A PINTURA MURAL” DE 13 A 22 DE SETEMBRO

PORTALEGRE: RESIDÊNCIA ARTÍSTICA “CONVIVER NA ARTE – A JOALHARIA E A PINTURA MURAL” DE 13 A 22 DE SETEMBRO

18 de Setembro de 2019, 16:17h 0 Por Redação

Os 12 alunos participantes nesta Residência, são na sua maioria espanhóis, sendo também um dos formadores natural do país vizinho, o que denota o interesse e a relação especial, em termos culturais, que Portalegre tem com Espanha, num diálogo transfronteiriço que abrange diversos eventos e épocas do ano.

No final da Residência, será mostrado ao público um mural, pintado junto ao Bairro das Carvalhinhas, com inauguração no dia 22, às 10h00. Também os trabalhos de Joalharia realizados pelos alunos, estarão expostos no Castelo de Portalegre, evento que será feito em conjunto com alunos da conceituada escola Ar.Co., no dia 21, com inauguração, às 19h00.

Também integrada na Residência Artística, decorrerá a I Bienal de Joalharia Contemporânea de Portalegre, que se realiza nos dias 20, 21 e 22 de setembro.

A Bienal, com o seu centro no Museu da Tapeçaria de Portalegre Guy Fino, irá também decorrer em outros equipamentos culturais da cidade, nomeadamente a Biblioteca Municipal, o Espaço Robinson (Núcleo Museológico da Igreja do Convento de São Francisco) e o Castelo.

Do vasto e multicultural programa que compõe a I Bienal de Joalharia Contemporânea de Portalegre, destaque para a conferência “Joalharia Contemporânea”, a realizar no dia 21 de setembro, às 12h00, no Auditório do Museu da Tapeçaria de Portalegre Guy Fino.

Também irão decorrer, nos diversos espaços que recebem este evento, exposições de joalharia, concertos de folk, de jazz e flamenco, debates, sessões de meditação e exposições de fotografia.

A Residência Artística “Conviver na Arte – A Joalharia e a Pintura Mural” é cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do programa INTERREG VA España-Portugal (POCTEP) 2014-2020, designadamente do projeto 0363_1234REDES_CON_6_E, enquadrado no Eixo 3 – crescimento sustentável através da cooperação transfronteiriça, reforçando a componente da cooperação com Espanha e a consolidação de redes e parcerias existentes.