PORTALEGRE: CONVERSAS COM ESCRITORES COM O ALENTEJO NA ALMA

PORTALEGRE: CONVERSAS COM ESCRITORES COM O ALENTEJO NA ALMA

24 de Outubro de 2019, 14:49h 0 Por Redação

No próximo dia 31 de outubro, pelas 18:00 horas, o Auditório dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Portalegre, acolhe uma conversa com o escritor Rui Cardoso Martins.

Proporcionar o contacto da comunidade académica, em particular os estudantes, com escritores ligados ao Alto Alentejo, com projeção nacional e internacional, motivou a organização da iniciativa “Conversas com escritores com o Alentejo na alma”, a cargo do Centro de Línguas e Culturas do Politécnico de Portalegre.

A iniciativa é aberta à comunidade envolvente e a entrada é livre.

Sobre…

Rui Cardoso Martins (Portalegre, 1967) é escritor, cronista e argumentista. Escreveu os romances E Se Eu Gostasse Muito de Morrer (2006), Deixem Passar o Homem Invisível (Grande Prémio do Romance da Associação Portuguesa de Escritores APE, 2009), Se Fosse Fácil Era Para os Outros (2012) e O Osso da Borboleta. (2014). Repórter na fundação do Público (cerco de Sarajevo, eleições na África do Sul, etc.) e cronista com dois prémios Gazeta por Levante-se o Réu e vencedor do Grande Prémio de Crónica da APE 2016 para Crónica e Dispersos Literários (ed.Tinta-da-china).

É co-autor do argumento da longa-metragem “A Herdade”, realizado por Tiago Guedes, estreado em 2019 no festival Internacional de Veneza (candidato a Leão de Ouro e Melhor Argumento). Filme candidato aos Óscares de Hollywood e aos Prémios Goya, latino-americanos.

Argumentista de Zona J e do último filme de Fernando Lopes, Em Câmara Lenta.

Co-autor do argumento original da série policial Sul, (criado por Edgar Medina e Guilherme Mendonça, realizado por Ivo M. Ferrerira, estreada em 2019, RTP1.

Co-criador da série em preparação Causa Própria (baseada em história original e crónicas Levante-se o Réu).

Co-autor, com João Canijo, da série televisiva e longa-metragem em preparação Linha de Água.

Autor da peça António e Maria, com base na obra de António Lobo Antunes.

A crónica Levante-se o Réu é, desde 2016, publicada aos domingos no Jornal de Notícias (JN).

Rui Cardoso Martins é também cronista nas manhãs de quarta-feira na Antena 1, na rubrica O Fio da Meada.

Co-fundador de Produções Fictícias e co-criador e autor dos históricos programas de humor Contra-Informação, Herman Enciclopédia, Conversa da Treta, O Filho da Treta.

Tem traduções em várias línguas.

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

Professor Convidado da cadeira de Arte da Crónica, departamento de Estudos Portugueses da FCSH, Universidade Nova.