ELVAS: ARRANCARAM HOJE AS COMEMORAÇÕES DOS 361 ANOS DA BATALHA DAS LINHAS DE ELVAS

ELVAS: ARRANCARAM HOJE AS COMEMORAÇÕES DOS 361 ANOS DA BATALHA DAS LINHAS DE ELVAS

14 de Janeiro de 2020, 15:52h 0 Por Antonio Pinto

Arrancaram hoje, terça-feira, dia 14 de janeiro as comemorações dos 361 anos da Batalha das Linhas de Elvas.

As cerimónias tiveram início pelas 9 horas com o hastear das bandeiras no edifício dos Paços do Concelho ao som do Hino Nacional interpretado pela Banda 14 de Janeiro.

Ainda durante a manhã, realizou-se a habitual romagem ao Padrão e cerimónia de homenagem aos mortos, no Padrão da Batalha no Sítio dos Murtais, seguida de romagem ao túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria, no Convento de S. Francisco.

A partir das 11 horas teve início a Parada Militar e Militarizada, na Praça da República, com as presenças do Esquadrão do Regimento de Cavalaria nº 3, com Estandarte Nacional, a Bateria de Salvas do Regimento de Artilharia nº 5, as Forças da Guarda Nacional Republicana (GNR) a cavalo, os Bombeiros Voluntários de Elvas (BVE), a Polícia de Segurança Pública (PSP), a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) e uma representação do Museu Militar de Elvas com a participação de 4 viaturas históricas, recentemente restauradas.

De seguida as forças em parada desfilaram pela rua da Cadeia.

As cerimónias contaram com a presença institucional da Secretária de Estado de Educação Dra. Susana Amador.

As cerimónias continuam ainda durante o dia com um Te-Deum de Acção de Graças, presidido pelo Arcebispo de Évora D. Francisco Coelho na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, antiga Sé de Elvas, agendado para as 18 horas.

Á noite a partir das 21.30 horas, no Cine-Teatro de Elvas o tradicional eesperado concerto da Orquestra Ligeira do Exército.

As comemorações vão decorrer durante todo o mês de Janeiro, com diversas inicitivas, culminando com a I Expo Alentejo, no Centro de Negócios Transfronteiriço entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro.

Vídeo:

Fotogaleria