CARNAVAL DE ELVAS REÚNE MAIS DE UM MILHAR DE PARTICIPANTES

CARNAVAL DE ELVAS REÚNE MAIS DE UM MILHAR DE PARTICIPANTES

6 de Fevereiro de 2020, 11:12h 0 Por Redação/C.M.Elvas
A animação regressa a Elvas entre os dias 20 e 25 de fevereiro, com a 24.ª edição do Carnaval Internacional da cidade, que contará com vários grupos e foliões locais e as típicas comparsas espanholas.

 

Ao todo, sete grupos elvenses irão desfilar pelas ruas do centro histórico, bem como grupos de comparsas de Badajoz e de Olivença, num total de mais de um milhar de participantes, a que se juntam centenas de mascarados espontâneos, que fazem deste o maior evento desta natureza da região.

Participam nesta edição a Arkus – Associação Juvenil, a Associação Aboim Jovem, a Gota D’Arte, a Associação Humanitária de Santa Eulália, o Centro de Recreio Popular da Boa-Fé, a Sociedade de Instrução e Recreio e a Sociedade Recreativa 1º de Dezembro.

 

Comparsas espanholas, grupos elvenses e foliões animam XXIV Carnaval Internacional de Elvas

 

Um evento que prima pela diferença, nomeadamente pelo seu caráter transfronteiriço, contando desde a sua génese com a participação de dezenas de comparsas espanholas, que trazem o seu colorido, as suas roupas elaboradas e os seus ritmos diferentes ao Centro Histórico da cidade Património Mundial e que atrai milhares à nossa cidade, mostrando o que de melhor se faz de um e de outro lado da fronteira.

O grupo elvense “O Filho Único” encarna este ano as raínhas do nosso Carnaval, e prometem trazer a folia, a

 brincadeira e a boa disposição aos foliões nos três dias de corso.

A programação vai ter início no dia 20, quinta-feira, às 10.30 horas, com o Dia das Comadres e dos Compadres para os alunos da Universidade Sénior de Elvas e para os jovens da Associação Juvenil ARKUS, entre a Avenida da Piedade e a Praça da República. No dia 21, sexta-feira, às 10 horas, será a vez dos mais novos entrarem em cena, com o desfile escolar, também até à Praça da República, e que reúne mais de um milhar de crianças com as suas máscaras, contemplando diversos temas.

Este ano a grande novidade é a realização da gala coreográfica, que se vai realizar na noite de sexta-feira, a partir das 22 horas, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, e em que será possível assistir, pela primeira vez, às coreografias preparadas para este grande evento, que já faz parte da agenda de eventos da região Alentejo. A noite prossegue com animação pelo grupo “Orquestra d’Balho”.

No sábado, dia 22, terá lugar o Grande Corso Internacional, a partir das três da tarde, com a participação de grupos locais e das comparsas de Badajoz, e domingo, à mesma hora, realiza-se mais um desfile carnavalesco dos grupos locais, também no centro histórico.

As festividades encerram na terça-feira de Carnaval, 25 de fevereiro, às três da tarde, com novo Corso Internacional, onde também participarão as Comparsas de Olivença.

O Carnaval Internacional de Elvas é o maior da região do Alentejo, num investimento da Câmara Municipal de Elvas, na ordem dos milhares de euros, e que representa anualmente a presença de dezenas de milhar de pessoas na cidade Património Mundial.