ELVAS: A GRANDE FINAL DO FESTIVAL RTP DA CANÇÃO TEVE CASA CHEIA

ELVAS: A GRANDE FINAL DO FESTIVAL RTP DA CANÇÃO TEVE CASA CHEIA

08/03/2020 0 Por Antonio Pinto

O Coliseu Comendador Rondão Almeida foi palco neste sábado, dia 7 de março, da grande final do 54º Festival RTP da Canção, para eleição do representante de Portugal no Festival da Eurovisão, que se realizará nos Países Baixos,na cidade de Roterdão, entre 12 e 16 de maio.

O espetáculo começou com a atuação do Grupo “Roncas de Elvas, seguindo-se o desfile dos 8 finalistas.

Assim pelo Coliseu Rondão Almeida passaram Bárbara Tinoco, Elisa, Filipe Sambado, Throes + The Shine, Jimmy P, Tomás Luzia, Kady e Elisa Rodrigues, que conquistaram, nas semifinais realizadas a 22 e 29 de fevereiro uma passagem até à grande final realizada neste sábado.

O tema vencedor desta grande final do Festival RTP da Canção 2020 foi o tema “Medo de Sentir” da autoria de Marta Carvalho (letra e musica) e interpretado por Elisa e foi escolhido com base na votação do público (50%) e do júri (escolhido pela RTP) associado a sete regiões diferenciadas de Portugal Continental e Ilhas (50%).

Elisa é natural da Madeira, era desde a semifinal em que participou uma das preferidas a vencer esta final. A sua curta carreira começou em festivais regionais, tendo estudado musica jazz no Conservatório da Madeira.

Há cerca de dois anos veio para o Continente continuar os seus estudos começando simultaneamente a compor temas originais. Brevemente verá lançado o seu primeiro álbum.

Como é tradição o prémio foi entregue pelo vencedor da edição 2019, Conan Osiris,  e que representou Portugal en Tel Aviv, (Israel) no dia 2 de março do mesmo ano  com o tema “Telemóveis”

Em segundo lugar ficou Barbara Tinoco com o tema “Passe-Partout” da autoria de Tiago Nacarato (letra e musica) e o terceiro lugar foi para Filipe Sambado com o tema “Gerbera Amarela do Sul”, da sua autoria (letra e musica).

A grande final no coliseu foi conduzida, há semelhança do ano passado, por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim, coadjuvados no “Green Room” por Inês Lopes Gonçalves, que também repete a experiência.

Resta agora  no dia 16 de maio esperar que Elisa e o tema “Medo de sentir” obtenha  bons resultados no Festival da Eurovisão, em Roterdão.