MONFORTE: COMUNICADO COVID-19

13 de Março de 2020, 11:31h 0 Por Redação

“Considerando as orientações da Direção Geral de Saúde.

Considerando as reuniões, nos últimos dias com o Delegado de Saúde Local, Dr. Miguel Pena e Coordenador Municipal de Proteção Civil.

Considerando a reunião da CIMAA de ontem, com a presença do Conselho de Administração da ULSNA e CODIS.

Considerando a reunião de hoje, dia 13 de Março às 9h00 da manhã no salão nobre dos paços do Concelho, da Comissão Municipal de Proteção Civil.

Considerando a evolução da doença no País e no Mundo.

Atendendo a que, em primeira mão, é cada um de nós, o maior responsável, na adoção de comportamentos que impeçam a transmissão do Vírus, mas que cabe às entidades oficiais coadjuvar e emitir diretrizes que alterem comportamentos e limitem acessos a locais públicos.

Não obstante de estarmos a fazer um permanente acompanhamento e monitorização da Pandemia, através de estreitos e frequentes contactos com as Autoridades de Saúde locais, regionais e nacionais, bem como com todos os responsáveis institucionais do Concelho de Monforte, podendo ser alteradas, ou ajustadas as medidas que a seguir se enumeram, a Câmara determina:

1- São suspensas todas as atividades lúdicas, desportivas, educativas e culturais, previstas até final do mês de abril de organização Municipal.

2- São encerrados todos os ATL, atividades de animação e componente de apoio à família, no período de encerramento das Escolas determinado pelo Governo, findo esse prazo, avaliaremos.

3- Não serão autorizadas atividades de igual teor, organizadas por Associações ou Coletividades, que careçam de licenciamento.

4- Será interrompida a atividade da Universidade Sénior.

5- Serão encerradas a Biblioteca Municipal, o CIT, a Igreja da Madalena, as Ruínas Romanas de Torre de Palma, em sintonia com a Direção Regional de Cultura, as Piscinas, o Pavilhão, a Sala Polivalente, o Posto de Turismo, o Ginásio Municipal, Mercados, o CEFUS e o Centro de Convívio.

6 – O atendimento ao público nos serviços de secretaria, tesouraria e licenciamentos, mantém-se abertos, sugerindo aos munícipes que utilizem preferencialmente contactos telefónicos ou correio eletrónico.

7- Não serão autorizadas quaisquer deslocações de grupos em transportes do Município para fora do Concelho.

8- É anulada a Monforte ex-libris 2020. Esta difícil decisão, prende-se com o facto de, ao longo dos próximos meses, de intenso trabalho organizacional, que tudo indica, de maior intensidade de contágios, terão que ser efetuadas diligências de cabimentos e compromissos financeiros, procedimentos e contratos que implicam importantes recursos, que podem, por força da evolução da Pandemia, vir a ter que ser anulados, não existindo também motivação e moral na organização do evento, sem ter certeza da sua concretização.

A gestão consertada, com a participação e responsabilidade de todos desta grave crise de saúde pública, serão sem dúvida a chave do sucesso.

Por isso recomendamos o cumprimento cabal de todas as disposições das entidades oficiais, o estrito cumprimento das determinações da Direção Geral de Saúde.

Todos os constrangimentos, transtornos, dificuldades, decorrentes das presentes determinações, bem como indefinições e particularidades de casos omissos, serão serena e pontualmente ajustadas e corrigidas perante os responsáveis, sendo que toda esta situação é novidade para todos, mas também todos, devemos estar conscientes, que tudo o que for determinado é para proteger todos os nossos concidadãos, todas as nossas famílias.”

Gonçalo Lagem
Presidente da C.M.Monforte