REGUENGOS DE MONSARAZ: MEDIDAS PREVENTIVAS COM VISTA À CONTENÇÃO DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19)

REGUENGOS DE MONSARAZ: MEDIDAS PREVENTIVAS COM VISTA À CONTENÇÃO DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19)

13 de Março de 2020, 11:46h 0 Por Redação

COMUNICADO

“José Gabriel Paixão Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, torna público que, no seguimento das orientações da Direção-Geral de Saúde (DGS) e no seguimento do Despacho n.º 2836-A/2020, de 2 de março, das Senhoras Ministras do Estado e da Administração Pública, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e da Saúde, o Município de Reguengos de Monsaraz elaborou o seu Plano de Contingência para o Novo Coronavírus (COVID19), o qual foi divulgado junto dos serviços municipais, incluindo na página oficial da autarquia na internet.

No contexto atual da infeção causada pelo novo Coronavírus (COVID-19) – declarada Pandemia pelo Organização Mundial de Saúde, conjugado com a recente Orientação n.º 07/2020, de 10 de março da Direção-Geral de Saúde e com Plano de Contingência para o Novo Coronavírus (COVID19) do Município de Reguengos de Monsaraz, são adotadas até ao próximo dia 14 de abril as seguintes medidas preventivas com vista à contenção do COVID-19:

1. Adiamento ou cancelamento de todos os eventos promovidos pelo Município abertos ao público em geral ou contendo públicos externos ao universo dos trabalhadores;

2. Suspensão das atividades integradas nos projetos Seniores a Mexer e Universidade Popular Túlio Espanca – Pólo de Reguengos de Monsaraz;

3. Encerramento temporário dos seguintes equipamentos municipais:
– Piscinas Municipais Victor Martelo,
– Pavilhão Gimnodesportivo Arquiteto Rosado Correia,
– Biblioteca Municipal,
– Auditório Municipal,
– Pavilhões Multiusos,
– Parque de Feiras e Exposições (mercado de abril);

4. Suspensão dos serviços de transporte coletivo de passageiros do Município;

5. Encerramento dos postos de atendimento ao público na área do turismo;

6. Suspensão do registo e controlo da assiduidade dos trabalhadores municipais através da biometria (o registo passará a fazer-se manualmente). 

7. Assunção de procedimentos adequados para privilegiar, sempre que possível, a teleformação e as reuniões por meios digitais não presenciais, evitando as deslocações para fora do concelho por parte de trabalhadores municipais;
8. Recomendação aos munícipes para restringirem as deslocações ao Balcão Único e ao Serviço de Ação Social, privilegiando os contactos telefónicos e de email:

– Balcão Único
Telefone: (+351) 266 508 049
E-mail: bu.reguengos@cm-reguengos-monsaraz.pt

– Serviço de Ação Social
Telefone: (+351) 266 508 170
E-mail: gas@cm-reguengos-monsaraz.pt;

9. Recomendação às associações do concelho no sentido do adiarem ou suspenderem a organização/concretização de eventos públicos da sua responsabilidade, com base na Orientação nº. 007, de 10 de março, da Direção Geral da Saúde para Eventos de Massas. 

As presentes medidas entram em vigor imediatamente e aplicam-se até ao próximo dia 14 de abril, ou até uma reavaliação da presente situação, nomeadamente na sequência de novas orientações do Governo Português, através da Direção Geral da Saúde.

O Município de Reguengos de Monsaraz recomenda à população que siga as informações e orientações da Direção Geral da Saúde, disponíveis em www.dgs.pt, e na presença de um caso suspeito contacte o SNS24 pelo 808 24 24 24.

Apela-se à tranquilidade e à responsabilidade de todos na adoção das recomendações das entidades oficiais, de forma a assumirmos comportamentos preventivos face à situação que se vive atualmente.”

José Calixto
Presidente da C.M.Reguengos de Monsarz