POLACA APRESENTA EXPOSIÇÃO DE PINTURA EM MONSARAZ

08/10/2020 0 Por Redação

A Igreja de Santiago – Galeria de Arte, na vila medieval de Monsaraz, recebe de 10 de outubro a 11 de novembro a exposição de pintura “Diversidades”, de Teresa Paixão, conhecida como Polaca. Esta mostra organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz está integrada no ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto e pode ser apreciada diariamente das 9h30 às 13h e entre as 14h e as 17h30.

Teresa Paixão nasceu na cidade de Tubarão, no estado de Santa Catarina, no Brasil, e reside em Portugal há seis anos. Na exposição em Monsaraz, a artista vai apresentar 31 quadros a óleo sobre tela e técnica mista.

Os temas retratados por Polaca atestam a sua diversidade de interesses, como paisagens urbanas e abstratos. Nas telas aparecem cenas quotidianas de Portugal e lembranças do Brasil, mas o mar é a sua maior inspiração.

Como no Brasil vivia com a sua família junto a comunidades tradicionais de pescadores que praticavam a pesca artesanal, nos quadros de Teresa Paixão estão presentes os barcos, as ondas, as caminhadas na praia, as flores e os animais. A mudança para Portugal inspirou um novo ciclo de pinturas que incorporam temas abstratos e transcendentais. Os barcos e as ondas do mar ainda aparecem nas suas obras, mas agora há igualmente estrelas, planetas e corpos que se fundem nos céus.

Todas as molduras dos quadros da exposição foram produzidas pelo marido da artista, Luís Paixão, a partir da reciclagem e do reaproveitamento de paletes, folhas de jornais e de outros materiais que estavam destinados para o lixo.