19/05/2022 | 5:43

TV Guadiana

Alentejo em Direto

AF PORTALEGRE DÁ POR CONCLUÍDAS AS COMPETIÇÕES SENIORES

AF PORTALEGRE DÁ POR CONCLUÍDAS AS COMPETIÇÕES SENIORES

A Associação de Futebol de Portalegre dá por concluídas as competições seniores, refere o organismo em comunicado de imprensa.

AF Portalegre dá por concluídas as competições seniores

Desde o aparecimento da pandemia, a Associação de Futebol de Portalegre (AFP) procurou ter sempre uma postura responsável e priorizou a defesa dos interesses dos seus clubes e agentes desportivos, bem como da população do Alto Alentejo. Vivemos duas épocas extremamente difíceis, com enormes condicionantes à prática das modalidades, mas que não nos desviaram do nosso projecto desportivo. Ao longo deste período, a Associação de Futebol de Portalegre nunca deixou de tomar as medidas que considerou necessárias para responder às consequências da situação pandémica, ouvindo sempre as opiniões e propostas dos nossos dirigentes.

A retoma da actividade desportiva trouxe uma nova esperança a todos os que, como nós, vivem apaixonadamente o futebol e o futsal, mas as obrigações intrínsecas à Orientação nº36/2020 da Direcção Geral de Saúde (DGS) traduziram-se em mais entraves para os nossos clubes e a mais uma decisão difícil.

A Orientação n.º 36/2020 da DGS e a consequente testagem dos atletas, a indisponibilidade de instalações desportivas, entre outras condicionantes, são exemplos de factores enumerados pelos dirigentes dos clubes e que, na sua opinião, impossibilitam a retoma das competições. Sendo assim, e depois de reunir com os clubes filiados, a Direcção da AFP deliberou, em conformidade com a opinião generalizada dos dirigentes que marcaram presença nessa reunião, dar por concluídas as competições distritais de seniores de futebol e de futsal.

Retoma dos treinos da formação

Na mesma reunião, a grande maioria dos clubes manifestou também tristeza com as imposições da DGS, com impactos igualmente prejudiciais na retoma da formação. Sensível a esta frustração, e preocupada com os impactos desta longa paragem na actividade daqueles que são o futuro das nossas modalidades, a Direcção da AFP lançou o repto a todas as autarquias do distrito, bem como à Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) para que apoiassem na testagem dos atletas. É com enorme satisfação que registamos a aceitação por parte de vários Municípios da região e aplaudimos os clubes que estão neste momento a proceder à testagem dos seus atletas e a contribuir para um regresso responsável aos treinos e à actividade desportiva.

A inscrição dos atletas da formação é gratuita, bem como o seguro desportivo até ao final da época. A realização de uma eventual competição (ou eventos informais) irá depender da evolução pandémica, bem como do número de inscrições por escalão.

Apoios aos clubes filiados

Ao longo da última época desportiva, e mesmo enfrentando enormes condicionantes no que respeita à prática das modalidades, a Direcção da AF Portalegre procurou dar resposta às necessidades dos seus clubes e agentes desportivos. Para além do processo de modernização, com a entrega de material informático, a distribuição de equipamentos de protecção individual, a abertura de Cursos de Treinadores de Futebol (Grau I e Grau II), a Direcção da AFP decidiu suportar a parte do empréstimo do fundo da Federação Portuguesa de Futebol (1000 euros no futebol, 666 euros no futsal). Na sequência desta decisão, os clubes irão receber a totalidade do valor previsto no fundo, ou seja, 1500 euros para os participantes na Liga Francisco Gil | Futebol e 1000 para os clubes participantes na Liga Francisco Gil | Futsal. Entre ajudas directas e indirectas, o apoio aos clubes filiados ultrapassa já os 100 mil euros desde o início da pandemia.

A Direcção da AFP acredita que a próxima época desportiva irá representar uma viragem na actual situação pandemia, e está a alinhar a estratégia para assegurar mais apoio e um regresso em grande para o nosso futebol e o nosso futsal.”

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram