19 de Junho 2024

TV Guadiana

Alentejo em Direto

ALBERTO JANES: A PUBLICAÇÃO DE ‘SER POETA NO FUNDO ATÉ AO FIM’ HOMENAGEIA A LIGAÇÃO ARTÍSTICA COM AMÁLIA

ALBERTO JANES: A PUBLICAÇÃO DE ‘SER POETA NO FUNDO ATÉ AO FIM’ HOMENAGEIA A LIGAÇÃO ARTÍSTICA COM AMÁLIA

Alberto Janes capa v2 red

Destaque: DRCAlentejo publica obra de Alberto Janes em homenagem a Amália e sua ligação artística

A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz, anuncia a publicação da obra intitulada “Ser Poeta no Fundo Até ao Fim”, de Alberto Janes. Esta obra será apresentada no Panteão Nacional, em Lisboa, num evento agendado para o próximo dia 6 de novembro, às 17h30. A apresentação estará a cargo do Prof. Rui Vieira Nery, autor do prefácio que realça a relevância do trabalho do compositor, a sua ligação artística com Amália e a sua importância para a música e o Fado no século XX.

Reconhecendo o legado de Alberto Janes

A Direção Regional de Cultura do Alentejo e a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz unem esforços para lançar esta obra de Alberto Janes, talentoso poeta, compositor, letrista e farmacêutico de Reguengos de Monsaraz. A família de Alberto Janes entregou a sua obra à DRCAlentejo, que se associa à Editora Canto Redondo para esta edição.

Amália e Alberto Janes: Uma conexão artística significativa

Alberto Janes é conhecido pelas suas inúmeras composições e letras, muitas delas transformadas em sucessos de vendas, sendo algumas das mais icónicas canções de Amália Rodrigues, como “Foi Deus” e “Vou dar de beber à dor” (A casa da Mariquinhas). Os seus poemas também foram cantados por outros notáveis da música portuguesa, como Francisco José, Fernando Machado Soares, Hermínia Silva e Alfredo Marceneiro.

Homenagem devida

A Direção Regional de Cultura do Alentejo considera que a publicação da obra “Ser Poeta no Fundo Até ao Fim” e a sua apresentação no Panteão Nacional, devido à forte ligação artística de Alberto Janes com Amália, é uma homenagem há muito merecida. Alberto Janes deixou um legado de grande importância para a cultura do Alentejo e de Portugal como um todo.

Evento em Reguengos de Monsaraz

Em breve, está prevista a realização de uma apresentação do livro em Reguengos de Monsaraz.

Skip to content