15 de Junho 2024

TV Guadiana

Alentejo em Direto

ALENTEJO 2020: REFLEXÕES E ESTRATÉGIAS PARA O ALENTEJO 2030

ALENTEJO 2020: REFLEXÕES E ESTRATÉGIAS PARA O ALENTEJO 2030
Balanço do Alentejo 2020 e 4ª Reunião do Comité de Acompanhamento do Alentejo 2030 no Centro Interpretativo do Vinho da Talha em Vila de Frades

O Centro Interpretativo do Vinho da Talha, situado em Vila de Frades, Vidigueira, acolheu recentemente um evento de grande importância organizado pelo Alentejo 2030. O principal objetivo foi apresentar o balanço do Programa Operacional Regional Alentejo 2020, destacando os seus resultados e os impactos na região. A cerimónia também prestou uma homenagem especial a Filipe Palma, Vogal do Alentejo 2020 e 2030, que cessou funções no final de maio.

Apresentação do Balanço do Alentejo 2020

A sessão iniciou-se com a exibição de um vídeo institucional sobre o Alentejo 2020. António Ceia da Silva, Presidente do Conselho Diretivo do Alentejo 2030 e da Comissão Diretiva da CCDRA, I.P, tomou a palavra para destacar o êxito da execução do Alentejo 2020. A sua intervenção também incluiu uma homenagem a Filipe Palma pelo seu notável trabalho e dedicação ao programa.

Participações e Intervenções

Durante a sessão de abertura, intervieram ainda Cláudia Joaquim, Presidente da AD&C, e Caroline Callens, Chefe de Unidade da DG Política Regional e Urbana – PT/ESP. Seguiu-se a apresentação dos resultados do programa, realizada por Sérgio Barroso, da CEDRU, e Tiago Teotónio Pereira, Vogal Executivo do Alentejo 2030.

Objetivos do Alentejo 2020

Integrado no quadro do Portugal 2020, o Alentejo 2020 teve como objetivo promover o desenvolvimento económico, social e territorial da região. Este objetivo foi alcançado através de investimentos estratégicos em diversas áreas prioritárias, tais como inovação, competitividade, inclusão social, sustentabilidade e valorização do património cultural.

Debate e Encerramento

Cláudia Costa, Coordenadora do Núcleo de Comunicação da AD&C, moderou um debate sobre a evolução do Alentejo 2020. Este debate contou com a participação de António Dieb e Roberto Grilo, ex-Presidentes da CCDR Alentejo/POR Alentejo 2020, e Luís Castilho, ex-Secretário Técnico do POR Alentejo 2020. A sessão do dia 3 de junho foi encerrada por Filipe Palma, Vogal Executivo do Alentejo 2030.

Atividades Culturais

No final do evento, a cultura local esteve representada com atuações do Grupo Vindimadores de Vidigueira e do Grupo Coral de Vidigueira, proporcionando um encerramento memorável para os participantes.

4ª Reunião do Comité de Acompanhamento do Alentejo 2030

Ontem, dia 4 de junho, o Centro Interpretativo do Vinho da Talha acolheu a 4ª Reunião do Comité de Acompanhamento do Alentejo 2030. Este encontro é serviu para avaliar o progresso do programa e delinear estratégias futuras para o desenvolvimento sustentável da região. A reunião contou com a participação de membros do comité de acompanhamento, parceiros institucionais e stakeholders locais.

Objetivos do Alentejo 2030

O Alentejo 2030 visa promover um desenvolvimento inteligente, sustentável e inclusivo da região do Alentejo. Este objetivo será alcançado através de investimentos estratégicos em diversas áreas prioritárias, alinhando-se com as necessidades e potencialidades da região.

Skip to content