ALFÂNDEGA DO PORTO RECEBE 1ª MOSTRA DE FUNDOS EUROPEUS DE 10 A 12 DE DEZEMBRO
EVENTO DESTACA O IMPACTO DOS FUNDOS EUROPEUS NO DESENVOLVIMENTO NACIONAL
Alfândega do Porto acolhe 1ª Mostra de Fundos Europeus
A 1ª Mostra de Fundos Europeus terá lugar na Alfândega do Porto, entre os dias 10 e 12 de dezembro. O evento, organizado pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C), visa aproximar os cidadãos dos apoios europeus, destacando o impacto destes no desenvolvimento de Portugal.
Com uma programação diversificada, a iniciativa oferece aos visitantes oportunidades de interação, informação e troca de experiências, promovendo o diálogo entre empresas, sociedade civil e entidades públicas.
Programação interativa e informativa
A Mostra incluirá o Balcão Portugal 2030, onde será possível obter informações sobre apoios disponíveis, e exposições de projetos financiados pelos fundos europeus. Além disso, haverá sessões de pitch para apresentação de iniciativas inovadoras, debates em mesas-redondas, seminários temáticos e momentos de networking.
Segundo Cláudia Joaquim, presidente da AD&C, o objetivo do evento é “tornar os fundos europeus mais acessíveis e próximos do cidadão, promovendo um diálogo direto com empresas, decisores políticos e a sociedade civil”.
Seminário internacional e temas em debate
O seminário internacional “A Governação Multinível e as Políticas de Coesão: Aliança de Futuro?”, que ocorre a 11 de dezembro, será o ponto alto do evento. Reunindo especialistas internacionais, académicos e representantes de instituições europeias, o debate abordará os desafios e o futuro das políticas de coesão.
Outros temas discutidos nas mesas-redondas incluem:
Turismo e Património (10 de dezembro);
Inteligência Artificial no Portugal 2030 (11 de dezembro);
Estratégias de Comunicação para os Fundos Europeus (12 de dezembro).
Representação de peso
O evento contará com um elenco significativo de participantes, incluindo:
Manuel Castro Almeida, Ministro Adjunto e da Coesão Territorial;
Hélder Reis, Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional;
Hernâni Dias, Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território;
José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro e Vice-Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP);
Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga;
Todos os Presidentes das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDRs);
A Diretora-Geral dos Fundos Europeus de Espanha;
Peritos internacionais da Comissão Europeia;
Representantes da OCDE;
Delegados da Presidência Rotativa da União Europeia para 2025, liderada pela Polónia.
Esta representatividade sublinha a importância do evento como uma plataforma de diálogo e colaboração para o futuro das políticas de coesão e desenvolvimento regional.
Portugal 2030: Um programa estratégico
O Portugal 2030, que integra esta iniciativa, é o acordo de parceria entre Portugal e a Comissão Europeia que visa aplicar 23 mil milhões de euros em projetos para estimular a economia e promover a coesão social e territorial entre 2021 e 2027.