22/06/2021

TV Guadiana

Alentejo em Direto

ANTÓNIO BORGES COELHO RECEBEU MEDALHA DE OURO DA CIDADE DE ÉVORA

ANTÓNIO BORGES COELHO RECEBEU MEDALHA DE OURO DA CIDADE DE ÉVORA

António Borges Coelho recebeu, das mãos do Vereador Eduardo Luciano, a medalha de ouro da cidade de Évora.

Recorde-se que por motivos de saúde do homenageado, a entrega não pôde ser feita a 29 de junho na cerimónia comemorativa do Dia da Cidade.

A entrega da condecoração decorreu num encontro informal que teve lugar na residência do Prof. Borges Coelho, que se mostrou “muito honrado” com a distinção atribuída pela autarquia eborense. Eduardo Luciano sublinhou a “grande dimensão humana, política, social e académica” daquele que é um dos historiadores portugueses mais prestigiados e que se encontra, atualmente, a escrever o VII volume da História de Portugal. Entre as muitas obras da sua autoria, publicou em 1987 o livro “A Inquisição em Évora”.

António Borges Coelho é também poeta e dramaturgo. O homenageado e a sua companheira de sempre, Isaura Borges Coelho, tiveram importante papel na resistência à ditadura fascista tendo passado vários anos nas prisões políticas do regime.

Catedrático jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem de Santiago e foi distinguido com a Medalha de Mérito Cultural, pelo percurso de vida «caracterizado pela intensa actividade política e académica».

Nasceu em Murça, Trás-os-Montes, em 1928. 

 

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram