12/06/2021

TV Guadiana

Alentejo em Direto

ATUALIDADE: ESTRATÉGIAS TURÍSTICAS SUSTENTÁVEIS PARA CONSERVAR E VALORIZAR O PATRIMÓNIO NATURAL MEDITERRÂNICO E MARÍTIMO

<p>ATUALIDADE: ESTRATÉGIAS TURÍSTICAS SUSTENTÁVEIS PARA CONSERVAR E VALORIZAR O PATRIMÓNIO NATURAL MEDITERRÂNICO E MARÍTIMO</p>

A ADPM – Associação de Defesa do Património de Mértola participa num Projeto europeu, o INHERIT.

O projeto “INHERIT” é um projeto europeu “Interreg MED” com 15 parceiros provenientes de 10 países europeus do Mediterrâneo. É um projeto de 4 anos que visa a conservação e valorização do património natural dos destinos turísticos costeiros e marítimos, atenuando os efeitos adversos do turismo através da promoção de um turismo sustentável.

O projeto irá testar e implementar uma nova abordagem na promoção do turismo sustentável que inclui uma combinação de medidas para proteger o património natural dos efeitos do turismo de massa (excesso de construção e resíduos, desertificação, erosão, excesso de capacidade, sazonalidade turística) e formar uma rede de áreas INHERITURA, que irá dar prioridade ao reforço da proteção do património natural como uma mais-valia para desenvolver atividades turísticas sustentáveis.

No caso de Portugal, no Sotavento Algarvio, será criado um sistema de informação sobre atividades turísticas sustentáveis, constituído por cerca de 20 painéis informativos sobre a proteção do Património Natural e sobre as atividades turísticas sustentáveis da zona. O objetivo é promover atividades turísticas que valorizem um turismo sustentável e reduzem o impacto do turismo de massa no património natural. Cada parceiro formará sinergias e trabalhará em conjunto com os operadores turísticos e outros intervenientes relevantes para desenvolver uma atividade turística deste tipo.

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram