22/06/2021

TV Guadiana

Alentejo em Direto

ATUALIDADE: JOSÉ CALIXTO ELEITO PRESIDENTE DA RECEVIN – REDE EUROPEIA DE CIDADES DO VINHO

José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, foi eleito Presidente da RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho, sucedendo ao italiano Pietro Iadanza. A eleição decorreu durante a Assembleia Geral da RECEVIN, que se realizou em Valdobbiadene, localidade que em conjunto com Conegliano lidera o grupo de 15 cidades da região italiana do Prosecco Superiore que ostentam o título de Cidade Europeia do Vinho 2016.
 
A candidatura de José Calixto foi apresentada pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho e o mandato terá a duração de três anos. Reguengos de Monsaraz foi a Cidade Europeia do Vinho 2015.
 
A RECEVIN tem o apoio das associações nacionais de cidades do vinho que existem na maioria dos 10 países membros da rede (Alemanha, Áustria, Bulgária, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália, Portugal e Sérvia), que se traduzem na força de 800 cidades de toda a Europa.
 
Entre muitas outras propostas, durante o seu mandato, José Calixto afirmou que pretende “estabelecer uma estrutura de acesso aos fundos comunitários, constituir as Rotas do Vinho da Europa e trabalhar o enoturismo com todos os parceiros europeus, criar uma rede de Museus do Vinho da Europa e uma grande base de dados dos territórios vinhateiros da Europa”. O novo Presidente da RECEVIN tem igualmente como objetivos “promover os interesses comuns das regiões vitícolas na economia europeia, reforçar a representação das diversas regiões junto das instituições europeias e posicionar um espaço/grupo de trabalho em Bruxelas que vise a defesa dos territórios produtores de vinho e, simultaneamente, valorize e aumente a dimensão da rede”.
 
José Calixto quer também “trabalhar em parceria com a AENOTUR para liderar um projeto mundial de enoturismo, consolidar institucionalmente a RECEVIN e rever e aperfeiçoar os seus estatutos, implementar estratégias que promovam o aumento de países e cidades europeias associadas da RECEVIN e criar instrumentos que aportem visibilidade para a rede”.
 
Fotografia: C.M.Reguengos de Monsaraz.

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram