12 de Setembro 2024

TV Guadiana

Alentejo em Direto

CÂMARA MUNICIPAL DE REGUENGOS DE MONSARAZ ANALISA FALTA DE MÉDICOS COM MINISTRO DA SAÚDE

CÂMARA MUNICIPAL DE REGUENGOS DE MONSARAZ ANALISA FALTA DE MÉDICOS COM MINISTRO DA SAÚDE

703A5136

O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, visitou recentemente o Centro de Saúde de Reguengos de Monsaraz, tendo sido recebido na Câmara Municipal pela presidente da autarquia, Marta Prates. A visita teve como objetivo analisar a falta de médicos na unidade de saúde local e encontrar soluções para o problema.

Segundo a autarca, o Ministro foi informado que cerca de 50% dos munícipes não tinham acesso a um médico de família e apresentou a estratégia municipal de saúde, que inclui a contratação de um médico para dar apoio aos jovens, a implementação de balcões do Serviço Nacional de Saúde (SNS) nas freguesias rurais e a aquisição de uma unidade móvel de saúde. A autarquia também iniciou o processo de regulamentação de um pacote de incentivos para atrair e fixar médicos de família no concelho, em colaboração com a Administração Regional de Saúde e o Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central.

703A5128

De acordo com a presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, o Ministro da Saúde vai dar instruções para a criação de uma equipa de quatro ou cinco médicos para tratar do processo de transição da Unidade de Saúde Familiar de Reguengos de Monsaraz e de Mourão (USF REMO) para o modelo B até o final do ano. A autarquia também determinou a constituição do Conselho Municipal de Saúde, que visa criar uma plataforma de informação sobre o concelho para cativar médicos e propor um protocolo de colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa ou a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz para dar resposta à população sénior.



Skip to content