22 de Julho 2024

TV Guadiana

Alentejo em Direto

CAMPANHA DE ESCAVAÇÃO ARQUEOLÓGICA NO CONCELHO DE MORA: REVELAÇÕES DO PASSADO DESVENDADAS

CAMPANHA DE ESCAVAÇÃO ARQUEOLÓGICA NO CONCELHO DE MORA: REVELAÇÕES DO PASSADO DESVENDADAS

4777de6c91ce22f7bae6c196e522f4069a56689e jpeg

Fotografia: Cedida pela C.M. Mora

Descobertas Arqueológicas no Concelho de Mora

Durante o decorrer deste mês de agosto, teve lugar mais uma relevante etapa da campanha de escavações arqueológicas no Concelho de Mora. Sob a direção da arqueóloga Leonor Rocha, proveniente da Universidade de Évora, a equipa composta por alunos de Arqueologia da mesma universidade e da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, empenhou-se em conduzir investigações na Herdade das Águias, no Sítio de Santa Cruz 13, situado na freguesia de Brotas.

Vestígios de uma Oficina de Artefactos

No decurso da campanha deste ano, foram recuperados diversos artefactos, tais como pontas de seta, peças de cerâmica ornamentada e queijeiras, entre outros. Estes elementos constituem evidência inequívoca da atividade de uma oficina dedicada à produção deste tipo de artefactos, que operava neste local.

Investigação a Profundidade Histórica

As escavações vêm-se desenrolando desde o ano de 2016, fazendo parte dos projetos conduzidos por Leonor Rocha no Concelho de Mora desde 1994. Estes esforços visam compreender aspetos da vida quotidiana e dos rituais funerários das comunidades que habitaram esta região há aproximadamente 5 mil anos.

Apoio Institucional e Dia Aberto à Comunidade

Estas ações de investigação contam com o financiamento da Câmara Municipal de Mora e beneficiam do apoio científico da Universidade de Évora. Como parte da iniciativa, no dia 15 de agosto foi promovido mais um “Dia Aberto” à população. Esta atividade, organizada pelo Museu Interativo do Megalitismo de Mora, tem como propósito familiarizar a comunidade com o património do Concelho e a disciplina da Arqueologia, oferecendo a oportunidade de visitar um sítio arqueológico em escavação.



Skip to content