15 de Junho 2024

TV Guadiana

Alentejo em Direto

CCDR ALENTEJO ESTABELECE ACORDOS COLABORATIVOS PARA IMPULSIONAR A COESÃO REGIONAL

CCDR ALENTEJO ESTABELECE ACORDOS COLABORATIVOS PARA IMPULSIONAR A COESÃO REGIONAL

1200x600

Parcerias para a Coesão Regional

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I.P. (CCDR Alentejo), numa demonstração do compromisso com o desenvolvimento e coesão da região, estabeleceu parcerias com diversas entidades, no âmbito do Projeto “Escola da Coesão”.

Cerimónia de Assinatura e Compromisso com os Jovens

A cerimónia de assinatura dos acordos contou com a presença do Vice-Presidente substituto legal do Presidente do Conselho Diretivo da CCDR Alentejo, I.P., Aníbal Reis Costa, e da Vice-Presidente, Carmen Carvalheira. Durante o evento, Aníbal Costa destacou o compromisso da CCDR Alentejo, I.P. com a capacitação e envolvimento dos jovens para contribuir efetivamente para a Política da Coesão, ressaltando a importância de preparar cidadãos europeus ativos através do seu conhecimento e participação nas políticas de coesão.

Projeto “Escola da Coesão” e a Estratégia de Desenvolvimento

O Projeto “Escola da Coesão” surge em consonância com a “Estratégia de Desenvolvimento do Alentejo 2030”, com o objetivo de reforçar a ação coletiva regional. Esta iniciativa visa promover uma maior compreensão do impacto da política europeia na região, com um enfoque especial na boa governação como elemento essencial na definição das políticas públicas.

Implementação da Escola de Coesão e seus Eixos Fundamentais

A implementação da Escola de Coesão será facilitada através de uma vasta rede de parceiros regionais, nacionais e internacionais, estruturando-se em quatro eixos fundamentais: “ASOC – At School on Open Cohesion”, “Embaixadores da Coesão – Jovem Coesão Alentejo+”, “Ciclo de Conferências Ligar Erasmus e Política de Coesão – Ligar Jovens Alentejanos à Europa+” e “Summer School”.

Acordos Colaborativos para impulsionar a Coesão

Os acordos colaborativos estabelecidos têm como objetivo impulsionar iniciativas específicas dentro do projeto. O primeiro acordo, estabelecido com a Associação Acessível Êxito, concentra-se na promoção de uma cultura colaborativa no território, em conformidade com os desafios da transição digital, energética e ambiental. Já o segundo acordo visa fomentar o trabalho em rede para promover o conhecimento da política de coesão e o impacto da política da União Europeia na região do Alentejo.

Ampla Parceria para o Desenvolvimento Sustentável

Além da CCDR Alentejo, I.P., os signatários dos acordos incluem diversos agrupamentos de escolas, a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), as Comunidades Intermunicipais (CIMAA, CIMAC, CIMBAL), o Instituto Politécnico de Portalegre, a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), a Associação de Defesa do Património de Mértola e várias câmaras municipais.

Estes acordos representam um passo significativo no sentido de fortalecer a cooperação e promover o desenvolvimento integrado e sustentável da região do Alentejo, através da educação, capacitação e envolvimento ativo dos jovens nas políticas de coesão.

Skip to content