22 de Julho 2024

TV Guadiana

Alentejo em Direto

CENTENÁRIO DA CASA DO ALENTEJO: LISBOA RECEBE DESFILE DE CANTE ALENTEJANO

CENTENÁRIO DA CASA DO ALENTEJO: LISBOA RECEBE DESFILE DE CANTE ALENTEJANO

CA3 scaled

Cante Alentejano: Celebração dos 100 Anos da Casa do Alentejo em Lisboa

A Casa do Alentejo, instituição com um século de existência, celebra este ano o seu centenário, promove um desfile de grupos de Cante Alentejano nas ruas da capital portuguesa. Esta iniciativa, denominada “O Cante Alentejano em Lisboa,” será realizada em duas datas distintas, nomeadamente nos dias 24 de setembro e 7 de outubro.

Desfile Pelas Ruas de Lisboa

A celebração terá início às 15 horas e contará com a participação de dezenas de grupos corais de Cante Alentejano, que percorrerão as pitorescas ruas da Baixa e do Chiado até chegarem à icónica Praça do Rossio. Os grupos serão divididos em três diferentes trajetos para proporcionar uma abrangência máxima.

  • O primeiro desfile terá origem nos Armazéns do Chiado, seguindo pela Rua do Carmo até à Praça do Rossio.
  • O segundo grupo partirá do cruzamento da Rua de São Nicolau e percorrerá a Rua Augusta até o Rossio.
  • O terceiro desfile começará na Rua João das Regras, atravessará a Praça da Figueira e também se dirigirá à Praça do Rossio.

Jantar Convívio na Casa do Alentejo

A iniciativa “O Cante Alentejano em Lisboa” culminará com um jantar convívio reunindo todos os participantes na Casa do Alentejo.

Centenário da Casa do Alentejo

A Casa do Alentejo, que celebra este ano o seu centenário sob o mote “Por Amor ao Alentejo,” tem vindo a realizar uma série de eventos culturais para assinalar esta data especial. Entre as atividades destacam-se a inauguração de uma escultura comemorativa no Páteo Árabe, da autoria do escultor alentejano Jorge Pé Curto, exposições de fotografia e pintura, e eventos como bailes tradicionais.

A Comissão de Honra do centenário é composta por cerca de 100 personalidades e entidades, incluindo o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, presidentes de diversos municípios do Alentejo, o presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço, bem como os artistas Maria João Luís, Vitorino e Janita Salomé, entre outros.

Estas comemorações contam com o alto patrocínio do Presidente da República.



Skip to content