21 de Julho 2024

TV Guadiana

Alentejo em Direto

CINANIMA 2023: DESTAQUE PARA CINCO CURTAS-METRAGENS PORTUGUESAS NA COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

CINANIMA 2023: DESTAQUE PARA CINCO CURTAS-METRAGENS PORTUGUESAS NA COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

ice merchants jpg

Imagem: CINANIMA

CINANIMA: Cinco Curtas-Metragens Portuguesas na Competição Internacional

Na 47ª edição do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, cinco filmes portugueses foram selecionados para a competição internacional. Este festival, o mais antigo de cinema em Portugal e o terceiro mais antigo a nível mundial, alcança um recorde de participação com um total de 130 filmes oriundos de 33 países. O evento terá lugar entre 13 e 19 de novembro.

Cinco Curtas-Metragens Portuguesas em Destaque

No campo da animação, a produção nacional destaca-se com cinco curtas-metragens a competir na categoria internacional. Estas produções têm a oportunidade de concorrer ao prémio qualificável para a nomeação ao prestigiado Oscar®. As obras que integram esta competição são:

  • “A casa para guardar o tempo,” realizada por Joana Imaginário;
  • “Sopa Fria,” da autoria de Marta Monteiro;
  • “Olha,” dirigida por Nuno Amorim;
  • “O Homem das Pernas Altas,” criada por Vítor Hugo Rocha;
  • “Morning Shadows,” uma obra de Rita Cruchinho Neves.

Diversidade Internacional e Participação Nacional

Com uma diversidade de 33 nacionalidades representadas, o festival destaca-se pela riqueza cultural. França lidera com 13 obras, seguida pelo Reino Unido com 8 e Israel com 7 filmes selecionados. Na competição internacional, estão presentes um total de 98 obras, distribuídas entre filmes de estudantes (35), curtas-metragens (57) e longas-metragens (6) de animação. No conjunto, estas obras cinematográficas proporcionarão 22 horas de cinema de animação.

Expansão e Reconhecimento Nacional

A competição nacional também merece destaque, com 32 filmes em competição, ultrapassando o número de obras exibidas na edição anterior. O Prémio António Gaio, um dos destaques, terá a participação de 13 filmes. Os jovens cineastas, divididos em duas categorias etárias (até aos 18 anos e dos 18 aos 30), também têm a oportunidade de mostrar o seu talento, com um total de 19 filmes em competição.

Novidades na Edição de 2023

Uma das novidades desta 47ª edição é a introdução de uma segunda sessão do Prémio António Gaio, justificada pelo aumento da qualidade e quantidade dos talentos nacionais no panorama da animação.

Explorar a Seleção de Filmes

Os interessados podem consultar a lista completa de filmes selecionados para a competição através do site oficial do CINANIMA. A edição deste ano promete ser um marco de criatividade e diversidade, realçando o contributo global para o cenário cinematográfico da animação.



Skip to content