21 de Julho 2024

TV Guadiana

Alentejo em Direto

COMPETIÇÃO DE XADREZ EM REGUENGOS DE MONSARAZ: DESTAQUE NO CALENDÁRIO DA FIDE

COMPETIÇÃO DE XADREZ EM REGUENGOS DE MONSARAZ: DESTAQUE NO CALENDÁRIO DA FIDE

Reguengos de Monsaraz Chess Festival

Evento de Xadrez Reguengos de Monsaraz no Calendário da FIDE

O Reguengos de Monsaraz Chess Festival está agendado para ocorrer de 21 a 28 de novembro e é uma competição que se insere no calendário europeu da FIDE (Federação Internacional de Xadrez). A iniciativa é organizada pela Academia de Xadrez de Portugal, em cooperação com o Município de Reguengos, e terá lugar no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições.

Torneios Oficiais de Xadrez

Este festival compreenderá torneios de partidas clássicas e de semirrápidas, ambos válidos para a classificação da Federação Internacional de Xadrez. Estes torneios estarão abertos a todos os jogadores afiliados à Federação Portuguesa de Xadrez durante esta temporada. Os organizadores irão premiar os três primeiros classificados de cada torneio, bem como os primeiros classificados em diversas categorias etárias e de género, que incluem idades até aos 8, 10, 12, 14, 16, 18 e 20 anos, assim como aqueles com mais de 50 e 65 anos de idade.

Detalhes Técnicos dos Torneios

Ambos os torneios serão disputados seguindo o sistema suíço de nove rondas. O ritmo de jogo para o torneio de partidas clássicas será de 90 minutos com um acréscimo de 30 segundos por movimento, enquanto o torneio de partidas semirrápidas terá um ritmo de 10 minutos com um acréscimo de 5 segundos por movimento. Carlos Carneiro assumirá o cargo de diretor do evento, enquanto Nuno Andrade desempenhará a função de árbitro principal.

Explorando a Região

Para além da competição de xadrez, a organização oferece a iniciativa “Play Chess Discover Portugal” para permitir que os participantes e acompanhantes descubram a região. Este programa abrange visitas à pitoresca vila medieval de Monsaraz, ao Centro Oleiro de São Pedro do Corval, à Fábrica Alentejana de Lanifícios, bem como a degustações em produtores de vinho, destilarias de gin e queijarias locais. Além disso, os participantes terão a oportunidade de desfrutar da observação de estrelas na Reserva Dark Sky Alqueva e passeios de barco no Lago Alqueva.



Skip to content