Dia do Desassossego antecipa Festival Sons do Guadiana em Elvas
Evento Cultural em Elvas
A AIAR – Associação de Desenvolvimento pela Cultura anuncia o Dia do Desassossego, agendado para o dia 4 de Maio de 2024, em Elvas. O evento terá início às 9h00 no Mercado Municipal e Casa das Barcas, seguindo-se às 11h na Praça da República, junto ao posto de Turismo.
O Dia do Desassossego marca o início dos preparativos para o Festival Sons do Guadiana. O evento contará com a participação de quatro grupos: Os Garridos de São Tiago de Rio de Moinhos – Borba, os Moura Encantada de Terrugem – Elvas, a Banda 14 de Janeiro e elementos da Arkus – Associação Juvenil.
O Festival Sons do Guadiana, que tem o Alto Patrocínio do Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, tem data de início marcada para 9 de Maio. As atividades do Dia do Desassossego são fundamentais para garantir o sucesso do evento cultural.
O Dia do Desassossego visa promover a cultura local e regional, com destaque para a gravação de dois Flashmobs Musicais que serão divulgados durante o IV Festival Sons do Guadiana.
Programação do Evento
-
2, 3 e 4 de Maio: Tardes do Desassossego
- Das 18h às 20h, serão realizadas três tardes culturais com animação de dança e música para a gravação de áudio e vídeo do Flashmob.
-
9 de Maio: Flashmob Inaugural
- Das 18h às 19h, na Praça da República de Elvas. Organização: Festival Sons do Guadiana em parceria com Associações Locais, Universidade Sénior e Grupos de Dança.
-
9 de Maio a 27 de Julho: Artes à Mesa
- Nos restaurantes dos concelhos de Arronches, Campo Maior, Elvas, Alandroal, Badajoz e Olivença, serão realizadas mais de 60 atividades envolvendo artes vocais e manuais, com destaque para 30 sessões de poesia, 10 miniaturas de papel e 30 pratos de barro.
-
10 de Junho e 27 de Julho 2024: I Encontro Ibérico de Poesia Popular
- Serão realizadas sessões de gravação de áudio de poesia e um júri selecionará os melhores participantes para lançamento digital do livro de poemas.
-
13 de Junho: Cultura Gastronómica e Artesanais da Raia
- I Mercado Ibérico de Produtos Artesanais e Endógenos, Jardim Municipal de Campo Maior (Manhã). Almoço na Casa do Governador – Ouguela – será composto por um Prato Português e outro da Estremadura Espanhola. Conferência com Virgílio Nogueiro Gomes e D. Francisco Sauco Sánchez Casas. Sunset e Noite na Destilaria Atalaya Gin.
-
14 de Junho: Arraial de Santos Populares
- Páteo no Bairro Ibérico Campo Maior, das 19h às 00h.
-
15 de Junho: A Ponte Cultural
- Herdade da Varzea Grande – Ponte do Marco, das 19h às 23h, com concerto de uma Banda Portuguesa e uma Banda Espanhola em cima da Ponte, gastronomia e bebidas de Portugal e Espanha.
-
6 de Julho: Passeio de Barco
- Ancoradouro de Juromenha, às 11h.
-
27 de Julho: Espetáculo de Encerramento
- Praça da República, Elvas.