ELITE CUP 2024 EM HÓQUEI PATINS: ESTREIA DE TERCEIRO ÁRBITRO E GRANDES JOGOS EM ODIVELAS
A Elite Cup 2024 em hóquei em patins será disputada em Odivelas, de 11 a 13 de outubro, com uma novidade: a introdução de um terceiro árbitro nas equipas de arbitragem. Esta será a 8.ª edição masculina e a 3.ª edição feminina, e contará com as melhores equipas nacionais da modalidade. O sorteio da prova, que decorreu no Pavilhão Multiusos de Odivelas, definiu os emparelhamentos dos jogos, enquanto os principais intervenientes partilharam as suas expetativas para o evento.
Declarações dos Protagonistas
Hugo Martins, presidente da Câmara Municipal de Odivelas, destacou a importância do evento para o concelho:
“É um dia feliz para mim e para Odivelas. O hóquei sempre foi a minha 2.ª modalidade favorita. Temos realizado centenas de provas e competições neste pavilhão que, pode dizer-se, é hoje o palco central dos grandes eventos desportivos no nosso País. Faltava a cereja no topo do bolo, que é esta grande competição onde estão envolvidos os melhores clubes e jogadores do mundo em hóquei em patins e é, por isso, tê-la aqui em Odivelas. Queremos estar ao nível da expectativa criada em termos de organização.”
Luís Sénica, presidente da Federação Portuguesa de Patinagem (FPP), sublinhou o crescimento do hóquei em Portugal:
“Muito feliz por estarmos num dos concelhos mais jovens do País e onde espero que muitos jovens pratiquem hóquei. Faço 50 anos ligado ao hóquei no próximo ano e não me lembro de uma divulgação e envolvência tão grande no hóquei a nível nacional como atualmente, por isso algo de bom estaremos a fazer. Mas continuamos a crescer e temos de perceber para onde queremos que vá o nosso hóquei. O Campeonato Nacional Português tem aqui as suas melhores referências e temos consciência que estamos a fazer bem, a trabalhar ao nível dos melhores do mundo. São muitos os que amam o hóquei por esse mundo fora, há paixão pela modalidade e Portugal tem mostrado o seu melhor através desta modalidade. A FPP fez 100 anos e seguramente temos deixado um excelente legado ao mundo. Apesar da idade temos demonstrado que o hóquei está vivo. E a Elite Cup é a melhor forma para os clubes começarem a época. Quero por isso anunciar que além da manutenção do SRV, iremos ter nesta Elite Cup pela primeira vez três árbitros em campo.”
Joaquim Sousa Ribeiro, presidente da Associação Nacional de Clubes de Patinagem (ANACP), destacou a importância da Elite Cup:
“Agradecer à autarquia de Odivelas pelo apoio à realização desta oitava edição da Elite Cup, numas magníficas instalações. Esperamos que esta edição continue o crescendo dos últimos anos e que seja a melhor de sempre. A Elite Cup é uma prova oficial e todos a querem ganhar, é a primeira grande prova da época. Este ano temos uma novidade com a introdução de mais um árbitro em pista e espero que seja um acréscimo de melhoria na sua qualidade. Quero agradecer a todos os presentes e em particular uma palavra de apreço para os administradores da SIGMA Stars, Paulo Jorge e Paulo Faria, que têm sido incansáveis para que esta prova seja um sucesso cada vez maior.”
Gonçalo Alves, jogador do FC Porto, expressou as suas expectativas:
“Aguardamos um grande espetáculo para o hóquei, com as oito melhores equipas da época anterior. Ter grandes jogos logo no início de época é muito bom, mesmo sabendo que este início de temporada é um pouco atípico devido à presença de vários jogadores no Mundial. Mas vamos estar prontos e dar tudo para chegar à final.”
Pol Manrubia, jogador do SL Benfica, destacou a preparação da equipa:
“Temos uma equipa em que aconteceram algumas mudanças, um novo staff técnico e a pré-época tem sido atípica, uma vez que só hoje treinamos todos juntos pela primeira vez. Naturalmente que respeitamos todos os rivais, mas vamos tentar defender o troféu que conquistamos na época passada. Vamos à luta contentes por estar a jogar contra os melhores do mundo.”
Henrique Magalhães, jogador do Sporting CP, apontou a ambição da equipa:
“Estamos presentes sempre para ganhar. No ano passado fomos à final e não vencemos, queremos lá chegar outra vez e tentar ganhar. A Elite Cup já não é um torneio de pré-época, todos querem chegar à final e vencer.”