24/06/2021

TV Guadiana

Alentejo em Direto

ELVAS: 1ª EDIÇÃO DA EXPO ALENTEJO ARRANCOU ESTA QUINTA FEIRA

ELVAS: 1ª EDIÇÃO DA EXPO ALENTEJO ARRANCOU ESTA QUINTA FEIRA

Foi inaugurada hoje, quinta-feira, dia 30 de janeiro, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT), em Elvas, a 1ª Edição da Expo Alentejo numa organização da Câmara Municipal de Elvas (CME).

A inauguração que se realizou pelas 18 horas, foi antecedida de uma conferência, no auditório do CNT, durante a manhã, na qual se debateu o tema “O Ensino Superior como motor do desenvolvimento regional” e que contou com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, do Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), Albano Silva, do Presidente do Instituto Politécnico de Beja (IPB) João Paulo Trindade, da Reitora da Universidade de Évora (UE), Ana Cosa e do Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), Pedro Dominguinhos.

A sessão de abertura, que se realizou no auditório do CNT, contou com a presença de todo o Executivo camarário, dos Presidentes das Autarquias de Arronches, Campo Maior, Crato, Gavião, Monforte, Sousel, Évora, Estremoz Redondo, Reguengos de Monsaraz, Borba, e Alandroal, do Presidente do Ayuntamiento de Badajoz, do Presidente da Entidade Regional de Turismo Alentejo e Ribatejo (ERTAR), da Vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR) do Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo (CIA) e da Diretora da Segurança Social de Portalegre (SS).

O Vereador Rondão Almeida começou por “agradecer à CME, por ter aceite este desafio lançado pelo movimento que representa e que em boa hora a CME, por unanimidade aceitou”, agradecendo de seguida “a todos os Presidentes das 22 autarquias que participam nesta primeira edição da Expo Alentejo, bem como a todos os expositores, restaurantes e aos trabalhadores da CME, de todos os sectores que desde a primeira hora se empenharam para que este certame seja uma realidade”.

Para o Autarca esta Expo Alentejo “é uma iniciativa pioneira no Alentejo, que pretende aglutinar todo o Alentejo nesta cidade e ser uma montra, voltada para os nossos vizinhos espanhóis, do que melhor se pode fazer em cada um dos Concelhos do Alentejo”.

Uma experiência única, que pretende juntar todos os Alentejanos e que com o tempo poderá fazer agenda turística tanto para os portugueses como para os espanhóis e que mostra todas as potencialidades que existem no Alentejo nas diversas áreas.

A sessão de abertura terminou com Nuno Mocinha, Presidente da CME fazendo “um reconhecimento especial aos Vereadores Rondão Almeida e Anabela Cartas, dado que conseguiram apanhar este desafio, em conjunto com a equipa da CME e montar este certame”.

A iniciativa pretende, segundo o Autarca, “por em prática unir vontades e unir uma região, para que de forma simples cada um pudesse trazer aquilo que achava que deveria trazer do seu Município, da sua Instituição ou da sua empresa”.

Nuno Mocinha terminou a sua intervenção, dizendo que a Expo Alentejo ”é uma prova de que o Alentejo, sendo um terço do território nacional, quando quer, tem muito para oferecer, basta para isso acreditarmos em nós Alentejanos e consigamos dar as mãos e projetar a nossa região por essa Europa fora”.

A Expo Alentejo vai continuar até ao próximo domingo, dia 2 de fevereiro com um vasto programa que inclui animações musicais, degustações de vários produtos alentejanos, demonstração de pinturas alentejanas, Showcookings, Worshops e Conferências.

O certame tem entradas gratuitas e pode ser visitado das 10 á meia noite e no domingo, último dia, das 10 ás 22 horas.

[ngg src=”galleries” ids=”110″ display=”basic_thumbnail”]

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram