30/09/2022 | 6:26

TV Guadiana

Alentejo em Direto

ELVAS ACOLHE CURSO DE CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BOVINA A CAMPO

ELVAS ACOLHE CURSO DE CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BOVINA A CAMPO

A Associação Portuguesa de Buiatria organiza, em parceria com a Escola Superior Agrária de Elvas do Instituto Politécnico de Portalegre, um curso teórico-prático de cirurgia e traumatologia bovina em condições de campo, nos dias 15 e 16 de setembro.

O curso consta de uma componente teórica que abordará, em contexto de sala de aula, vários temas de cirurgia, anestesia e traumatologia bovinas, e de um módulo prático, em cenário real, com workshops demonstrativos das principais técnicas anestésicas e de cirurgia ortopédica bovina.

Os formadores são médicos veterinários de nacionalidade estrangeira (Argentina e Espanhola) com um vasto currículo na área: Tomás Trucco e Vicente Peña Romeo. Esta formação de cariz incisivo e inovadora em Portugal, destina-se a médicos veterinários e finalistas do curso de Medicina Veterinária.

As inscrições estão abertas até dia 12 de setembro de 2022.

Sobre...

Dr. Tomás Trucco
Médico veterinário formado pela Faculdade de Ciências Veterinárias de Esperanza da Universidad Nacional Del Litoral (FCV UNL) (2008), e Mestre em Ciências Veterinárias pela mesma instituição, com especialização em Reprodução Aplicada em Bovinos. Realizou um internato em medicina veterinária de animais de produção no Hospital School of the Veterinary College, da University of Ohio, em Columbus, USA (2009 – 2010). Foi responsável por ministrar aulas para estudantes finalistas de veterinária no Departamento de Patologias Bovinas da FCV UNL (2014-2018). Possui uma vasta experiência na assistência a efetivos bovinos de leite e carne. Participa ativamente no desenvolvimento de trabalhos de investigação na área da produção animal. Publicou mais de 10 artigos sobre técnicas anestésicas e cirúrgicas em bovinos.

Dr. Vicente Peña Romeo
Licenciado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária de Córdova (1994) e Mestre em Traumatologia e Ortopedia pela Universidade Complutense de Madrid. Desenvolve a sua carreira profissional em clínica de animais de companhia, equinos e bovinos na região de Janda, dando assistência a diversas ganadarias de touros de lide. Autor do livro “Veinte años en el caminho” e de diversos artigos em revistas sobre ruminantes, especialmente sobre casos clínicos relacionados com traumatologia. Cirurgião especializado em Tecidos Moles e Traumatologia, formou-se ao longo de anos realizando dezenas de cursos básicos e avançados de cirurgia. Atualmente exerce a sua atividade liberal nas áreas da traumatologia e cirurgia em diferentes clínicas na região de Cádiz.

Fonte: I.P.Portalegre

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram