30/09/2022 | 8:20

TV Guadiana

Alentejo em Direto

ELVAS ACOLHE ESTE FIM-DE-SEMANA A 34ª EDIÇÃO APLEC INTERNACIONAL

ELVAS ACOLHE ESTE FIM-DE-SEMANA A 34ª EDIÇÃO APLEC INTERNACIONAL

A cidade de Elvas acolhe no fim-de-semana de 26 a 28 de agosto, a 34ª edição do Aplec Internacional de Cultura Catalã.

A iniciativa que se realiza desde 1988 em várias cidades da Europa, é da responsabilidade da Delegação do Governo da Catalunha em Portugal, Câmara Municipal de Elvas, responsável pela logística do evento e Adifolk, entidade que promove a cultura popular catalã a nível nacional e internacional.

Durante os três dias a cor e alegria vão encher as ruas do centro histórico com espetáculos de dança, desfile de gigantes e cabeçudos, torres humanas, diabos, baile de bastões, habaneras, jogos tradicionais, fogo-de-artifício, exposições e palestras.

Cerca de 34 grupos num total de 600 participantes vão dar a conhecer, ao longo dos três dias, a cultura catalã nas suas mais diversas expressões.

De forma a promover e divulgar o património da cidade e tendo em vista o elevado número de visitantes que se espera nestes três dias de festa, a autarquia criou um bilhete único para que os visitantes e residentes tenham acesso a todos os monumentos e espaços culturais da cidade.

Foi inaugurada, esta quinta-feira, uma exposição sobre a Adifolk no Museu de Arqueologia e Etnografia António Tomás Pires e uma segunda exposição na Casa da Cultura com trajes típicos da Catalunha, que ficarão patentes ao público até domingo, dia 28 de agosto.  

Poderá consultar o programa aqui.

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram