28/06/2022 | 4:35

TV Guadiana

Alentejo em Direto

ELVAS: “ATAQUE AO FORTE DA GRAÇA” COMEÇOU ESTE SÁBADO

ELVAS: “ATAQUE AO FORTE DA GRAÇA” COMEÇOU ESTE SÁBADO

A Praça da República no centro histórico de Elvas foi o palco escolhido para a realização na manhã deste sábado, dia 4 de junho, da cerimónia de abertura do evento “Ataque ao Forte da Graça “, uma iniciativa da Câmara Municipal de Elvas (CME).

O evento que começou com o içar das bandeiras, toque dos hinos nacionais e tiros de salva, prevê uma viagem á época oitocentista e início do século XIX com uma recriação histórica do cerco ao forte em 1811 pelo exército francês, comandado pelo General Jean de Dieu Soult, na época das invasões francesas.

A iniciativa conta com as participações do Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida, da Associação Napoleónica Portuguesa e da Associação Portuguesa para a Preservação e Estudos de Armas Históricas. Mais de 300 pessoas participaram no desfile pelo centro histórico da cidade dirigindo-se depois para o Forte da Graça onde foram montadas várias bancas de artesanato, tabernas e preparadas várias atividades ao longo de todo o fim-de-semana, como por exemplo, demonstrações de tiro de infantaria e artilharia, demonstrações de cavalaria, oficinas didáticas e baile oitocentista.

A iniciativa continua amanhã domingo, 5 de junho entre as 10 e as 13 horas.

Para os dois dias o bilhete custa 10 euros e os interessados em participar têm á disposição um autocarro, disponibilizado pela CME entre o Aqueduto da Amoreira e o Forte da Graça.

 
11 6 5 4
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram