18/05/2021

TV Guadiana

Alentejo em Direto

ELVAS: CÂMARA MUNICIPAL APROVA 35 MEDIDAS DE APOIO A FAMÍLIAS E EMPRESAS

ELVAS: CÂMARA MUNICIPAL APROVA 35 MEDIDAS DE APOIO A FAMÍLIAS E EMPRESAS

A Câmara Municipal de Elvas, na reunião do seu Executivo, em 10 de fevereiro, aprovou um pacote de 35 medidas de apoio a famílias e empresas, com vista a atenuar as dificuldades por que estão a passar os mais afetados pela pandemia.

Desta forma, a Câmara Municipal, dentro das suas competência e capacidade financeira, estudou estas medidas que abarcam a generalidade do tecido etário e social do concelho: estudantes do primeiro ciclo ao ensino superior, crianças, juventude, idade ativa, idade de ouro, empresas e famílias. Em matéria de resposta às dificuldades impostas pela Covid-19, a Câmara de Elvas “tem estado sempre na linha avançada, procurando antecipar as medidas a tomar, mas sempre com a preocupação de as deliberar de acordo com a legalidade e a capacidade financeira do Município.” Assim, “para as famílias, vão ser canalizados 772 mil euros e, para empresas, 679 mil euros, num total de um milhão 451 mil euros”, refere a Câmara Municipal.

Outro assunto abordado nesta reunião foi a desagregação de freguesias que, no caso do concelho de Elvas, se coloca nas freguesias de Terrugem, Vila Boim, Barbacena e Vila Fernando.

A Câmara Municipal entende que este tema deve ser abordado de acordo com o enquadramento legal que vai ser feito pela Comissão de Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local, na Assembleia da República. Por outro lado, a Câmara defende “que uma posição municipal deve ser tomada depois de conhecida a vontade expressa pelas populações envolvidas.” Assim, “as populações de Terrugem, Vila Boim, Barbacena e Vila Fernando podem contar com a Câmara Municipal, que se compromete a defender uma desagregação de freguesias desde que a lei o permita e seja validada pela vontade das populações diretamente envolvidas nesse processo.”

Nesta sessão, foram aprovados apoios ao Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa, “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos e Barbaris BTT Team.

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram