26/09/2021

TV Guadiana

Alentejo em Direto

ELVAS: COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA DIABETES

ELVAS: COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA DIABETES

O dia Mundial da Diabetes celebra-se hoje, quarta-feira, dia 14 de novembro, em Elvas, com uma iniciativa na Praça da Republica, organizada pelo Lions Clube de Elvas, Clube Diabético de Elvas e pela Unidade de Diabetes do Hospital de Sta Luzia de Elvas.

Durante a tarde vai ser possível efectuar exames de medição da glicose, seguida de exercícios físicos e posterior exame para avaliar possíveis alterações no corpo humano, conforme explicou à TV Guadiana o Dr. Pintão Antunes.

Recordamos que a diabetes é a doença mais comum com elevada prevalência e incidência crescente, atingindo já cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo, prevendo-se que dentro de 20 anos haja um aumento para 642 milhões de pessoas atingidas por esta doença. Portugal é um dos países onde se regista uma das mais elevadas taxas de prevalência da Diabetes, estimada em 13,3% da população portuguesa, com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos, de acordo com dados do Observatório Nacional da Diabetes.

O dia mundial da Diabetes foi criado em 1991, pela Federação Internacional da Diabetes (IDF: International Diabetes Federation) e pela Organização Mundial de Saúde, como forma de chamar a atenção dos cidadãos e governantes para a problemática da Diabetes.

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram