24/05/2022 | 15:55

TV Guadiana

Alentejo em Direto

ELVAS: CONCELHO COM 132 CASOS POSITIVOS DE COVID-19

ELVAS: CONCELHO COM 132 CASOS POSITIVOS DE COVID-19

A Câmara Municipal de Elvas promoveu, na manhã desta segunda-feira, dia 21 de dezembro, uma conferência de imprensa para abordar a situação da pandemia de covid-19 que se vive no concelho.

Nuno Mocinha começou por referir que a “Câmara Municipal de Elvas (CME) tem vindo a acompanhar aquilo que tem sido a evolução do covid-19 no município de Elvas, desde logo e bem cedo criamos conjuntamente com a autoridade de saúde local, um grupo de trabalho que pretende atuar em várias vertentes, quer no rastreamento quer no apoio social a quem necessite”.

A situação mais preocupante para o edil são “os focos da freguesia da Terrugem onde cerca de 10% da população está infetada, existindo 92 casos ativos identificados, e onde já faleceu uma idosa de 93 anos. No entanto a maior preocupação são as pessoas de maior idade, nomeadamente com os utentes do lar, onde já existem 8 casos positivos, dois utentes e seis funcionários”.

Nos últimos dias foram já realizados naquela freguesia 300 testes e está prevista a realização de mais 70 nesta segunda-feira, continuando a realização dos mesmos de forma a detetar mais casos relacionados com os casos já identificados.

A Comissão Municipal de proteção Civil (CMPC) vai, com o apoio da Guarda Nacional Republicana (GNR), reforçar o patrulhamento de forma mais intensa, continuando a monitorizar os casos ativos e as suas repercussões e avisar e aconselhar as pessoas sobre as medidas a tomar.

Nuno Mocinha deixou ainda a informação de que a “CME disponibilizou à população um número de telefone gratuito 800 500 999 que tem por trás toda uma equipa que pode dar apoio psico social e esclarecer dúvidas às pessoas que dele necessitem”.

No final o autarca deixou o apelo “a todos para que cada um faça o seu próprio cerco sanitário individual, saindo só em caso de necessidade, minimizando assim os contactos e sem esquecer usar as medidas de proteção necessárias”.

Além dos focos na Terrugem, Nuno Mocinha, revelou haver também na cidade de Elvas e na freguesia de Vila Boim.

O aumento de números de casos positivos nos últimos dias, poderá levar o concelho de Elvas a passar para a lista de concelhos muito elevado o que trará consequências nefastas no comércio e restauração.

Recordamos que o concelho de Elvas tem á data de hoje, 21 de dezembro, 343 casos positivos, dos quais 209 recuperados e 132 ativos. Há ainda a lamentar duas mortes no concelho desde o início da pandemia.

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram