23/06/2021

TV Guadiana

Alentejo em Direto

ELVAS: I CONGRESSO DE OLIVICULTURA REALIZA-SE EM BADAJOZ

Realiza-se até à próxima sexta-feira o I Congresso Ibérico de Olivicultura, em Badajoz. Este encontro decorre na Universidade de Estremadura, em paralelo com o 7º Simpósio Nacional de Olivicultura, organizado pela Associação Portuguesa de Horticultura.
 
A sessão de abertura contou com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Elvas, do presidente da Junta da Estremadura, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), reitora da Universidade de Évora, vice-reitor de Investigação, Transferência e Inovação da Universidade de Estremadura e presidente do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) de Portugal.
 
O presidente da Câmara Municipal de Elvas referiu que “nesta vasta zona transfronteiriça onde o Alentejo e a Estremadura espanhola se encostam, Elvas, conjuntamente com Badajoz e Campo Maior, integra uma Eurocidade, por sinal, composta por três municípios onde o olival, o azeite e a azeitona constituem um setor importante da agricultura desta área de fronteira. Também por esta razão acrescida, desejo que os trabalhos decorram de acordo com as expetativas dos organizadores e participantes”.
 
Nuno Mocinha, presidente do Município de Elvas, apontou que “o olival, em Espanha e em Portugal, tem-se transformado muito e evoluído bastante, nas duas ou três últimas décadas”, uma realidade “seguramente associada à valorização que está ligada à produção e comercialização do azeite e da azeitona, com mais-valias para os agricultores deste setor. Os dois países ibéricos têm, noutras regiões da bacia do Mediterrâneo, uma concorrência forte; todavia, acredito que em todo o sul da Península existem agricultores, clima, terras e técnicas para aqui se plantar o melhor olival e se produzir os melhores azeites e azeitonas”.
 
Fotografia: C.M.Elvas.

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram