FIFA Anuncia Países Organizadores do Mundial 2030
A FIFA anunciou no passado dia 04 de outubro os países organizadores do Mundial 2030, uma decisão que Portugal aguardava com alguma expetativa dada a candidatura que o nosso país integrava juntamente com Espanha e Marrocos.
Candidaturas em Disputa
A candidatura conjunta de Portugal disputava a organização com uma outra candidatura conjunta entre Argentina, Uruguai e Paraguai e ainda uma candidatura da Arábia Saudita. A decisão da FIFA foi um tanto ou quanto salomónica e atribuiu os jogos de abertura a Uruguai, Argentina e Paraguai e os restantes a Portugal, Espanha e Marrocos, distribuindo assim o torneio por 6 países e 3 continentes. Um pequeno dado curioso consiste na atribuição da organização de um campeonato do mundo a candidaturas assumidas por 3 países pela segunda vez consecutiva – o Mundial 2026 vai realizar-se nos EUA, Canadá e México. A boa notícia decorrente desta decisão prende-se com a qualificação automática de Portugal para o Mundial 2030, pelo que os portugueses poderão largar a calculadora desta vez – ou utilizá-la apenas para calcular as suas apostas em sites online enquanto desfruta de outros jogos de futebol.
Portugal, Espanha e Marrocos: Uma Organização Tripartida
Em Portugal apenas três estádios estão aptos para receber jogos do Mundial 2030. O Estádio do Algarve não cumpre os requisitos mínimos, à cabeça a lotação mínima de 40.000 lugares (lotação do recinto é de aproximadamente 30.300 espetadores). Sem surpresa, os estádios portugueses aptos a receber jogos do Mundial são:
- Estádio da Luz (pode receber jogos até às meias-finais)
- Estádio de Alvalade (pode receber jogos até aos quartos-finais)
- Estádio do Dragão (pode receber jogos até aos quartos-finais)
Desta forma, apenas duas cidades portuguesas, Lisboa e Porto, terão capacidade de receber o campeonato do mundo, assumindo que têm a capacidade de cumprir com os restantes requisitos aplicados pela FIFA às cidades que acolhem jogos:
- Hotéis de 4 ou 5 estrelas com um mínimo de 80 quartos em número suficiente para albergar os atletas e staff das equipas
- 4000 quartos para os adeptos por cada cidade-sede
- Mínimo de 72 centro de treinos
- Duas Fan-Zone por cidade-sede
Lisboa e Porto, deverão cumprir estes critérios sem grande dificuldade.
Espanha e Marrocos
Ainda não são totalmente conhecidos os estádios que irão albergar jogos em Marrocos e em Espanha. Porém, existem seis cidades marroquinas com capacidade de receber o evento: Rabat, Casablanca, Tanger, Marraquexe, Fez e Agadir.
Espanha receberá o maior número de jogos da competição. No total, Espanha tem 15 estádios elegíveis para receber jogos, dos quais deverá escolher apenas 11 para receber jogos do campeonato do mundo.
Calendário e jogos
O calendário do Mundial 2030 ainda não é conhecido. No entanto, deverá ser disputado nos moldes habituais da FIFA (exceção ao Mundial Qatar 2022), ou seja, decorrer entre junho e julho de 2030, com a final a ser disputada muito provavelmente a 14 ou 21 de julho de 2030.
O jogo inaugural será disputado em Montevideo, no Uruguai, numa alusão aos 100 anos do primeiro mundial: Uruguai 1930. Os jogos inaugurais da Argentina e Paraguai serão igualmente disputados nos seus países, antes da prova mover-se em definitivo para Portugal, Espanha e Marrocos. O palco da final já está escolhido: o novo Santiago Bernabéu.
O Mundial 2030 vai contar com 48 seleções, distribuídas por 12 grupos de quatro equipas, resultando assim num total de 104 partidas.