28/07/2021

TV Guadiana

Alentejo em Direto

EUROCIDADE ELVAS-CAMPO MAIOR-BADAJOZ: PROMOVE REVITALIZAÇÃO ECONÓMICA TRANSFRONTEIRIÇA

EUROCIDADE ELVAS-CAMPO MAIOR-BADAJOZ: PROMOVE REVITALIZAÇÃO ECONÓMICA TRANSFRONTEIRIÇA

A Eurocidade Elvas-Campo Maior-Badajoz (Eurobec) está a promover a revitalização económica da região da fronteira com a realização da Conferência ‘Mobilidade Laboral Transfronteiriça’, que terá lugar no próximo dia 15 de junho em formato online.

O evento dará especial enfoque nos desafios e oportunidades de trabalho transfronteiriço, na fronteira Elvas-Badajoz-Campo Maior, e conta com a participação dos três Presidentes de Câmara daquela Eurocidade.

A Conferência reúne especialistas das diversas áreas do contexto laboral entre fronteiras, testemunhos de empresas e de trabalhadores na primeira pessoa, e assume-se como a mais relevante iniciativa levada a cabo em contexto pandémico para auxiliar a retoma económica no eixo fronteiriço.

A promoção da sessão é efetuada pelo Município de Elvas, com o apoio da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo – ADRAL e é realizada no âmbito do projeto EUROBEC, cujo objetivo consiste em consolidar o processo de criação da Eurocidade Elvas-Badajoz-Campo Maior, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e pelo Programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

Sobre:

Desde a integração de Espanha e Portugal na UE em 1986, o desaparecimento gradual da fronteira tem permitido fluir as relações entre as pessoas e as instituições de ambos os países, dando azo ao florescimento de projetos que procuram, a nível local, tirar partido das oportunidades que a adesão à UE oferece à cidadania.

A Eurocidade Elvas- Badajoz-Campo Maior-EUROBEC – representa a concretização de um esforço de cooperação sustentado que visa criar espaços de partilha e cooperação perante os os desafios com que se têm deparado os municípios.

Formalmente, esta cooperação está estruturada em torno do acordo para a criação da EUROCITY assinado pelo Presidente da Câmara de Badajoz e pelos Presidentes das Câmaras Municipais de Elvas e Campo Maior, a 3 de maio de 2018.

Com o projeto EUROBEC, os três municípios pretendem dar os primeiros passos na construção da Eurocidade em três direções fundamentais: a governança da Eurocidade, uma visão estratégica e sustentável e, por último, ações para a abertura e participação no projeto da Eurocidadania, para que se sintam parte dela.

O primeiro plano de atividades da Eurocidade é cofinanciado pela União Europeia com o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram