15 de Junho 2024

TV Guadiana

Alentejo em Direto

EVENTOS DE ABRIL EM REGUENGOS DE MONSARAZ: CINEMA, DEBATE E ESPETÁCULOS

EVENTOS DE ABRIL EM REGUENGOS DE MONSARAZ: CINEMA, DEBATE E ESPETÁCULOS

1200x600

Abertura do Programa Comemorativo

O Ciclo de Cinema de Abril inaugura o programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de Abril em Reguengos de Monsaraz. O evento tem início hoje, dia 12 de abril, pelas 21h30, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz, com a exibição do filme “O Cônsul de Bordéus”, protagonizado por Vitor Norte no papel de Aristides de Sousa Mendes, o diplomata português que desafiou Salazar ao conceder vistos a refugiados durante a Segunda Guerra Mundial.

Programação do Ciclo de Cinema e Outras Atividades

Ao longo dos próximos dias, o programa inclui diversas atividades:

  • Exibição de Filmes: Além de “O Cônsul de Bordéus”, serão exibidos os filmes “A Hora da Liberdade” e “O Mal-Amado”, proporcionando aos espectadores uma reflexão sobre diferentes períodos históricos.
  • Debate “Histórias do 25 de Abril”: No dia 19 de abril, decorrerá um debate moderado por Maria Zozaya-Montes, investigadora do CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz.
  • Espetáculo de Marionetas e Música: No dia 24 de abril, a Companhia Maurioneta, Versátil Ensemble, Coro Intergerações da Fénix, Tomba-lobos e Tomba-lobinhos apresentarão o espetáculo “Arte pela Democracia – Histórias do 25 de Abril” no auditório municipal.
  • Cerimónia do Dia do Combatente: Homenagem aos soldados mortos na Grande Guerra e na Guerra Colonial, a decorrer no Largo dos Combatentes, no dia 25 de abril, às 10h.
  • Sessão Solene da Assembleia Municipal: Comemorativa do 50.º Aniversário do 25 de Abril, na Praça da Liberdade, no dia 25 de abril, às 11h.
  • Lançamento do Livro “Memórias da Minha Vida”: No Salão Nobre dos Paços do Concelho, no dia 25 de abril, pelas 16h, será lançado o livro de Victor Martelo, ex-presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz.
  • Espetáculo Musical “José Afonso, Outros Cantos e Utopias”: No dia 27 de abril, no auditório municipal, decorrerá o espetáculo musical com um quarteto composto por Francisco Naia, Vitor Sarmento, Luís Pires e Ricardo Fonseca.
  • Exposição “A Revolução e o que Ela Trouxe”: Patente desde o dia 2 de abril na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz, a exposição apresenta materiais do arquivo Ephemera sobre o 25 de Abril de 1974.

Skip to content