23/09/2021

TV Guadiana

Alentejo em Direto

ÉVORA: ALUNOS DA UNIVERSIDADE DE OXFORD ELABORAM PROJECTOS DE REGENERAÇÃO URBANA

Cerca de 30 alunos de arquitetura da Oxford School of Architecture Brooks University, do Reino Unido, estão em Évora, ao longo desta semana, a desenvolver trabalho no âmbito do programa de mestrado em Regeneração Arquitetónica e Desenvolvimento Internacional daquela universidade. Este ano o foco está na elaboração de um projeto de regeneração para o Páteo do Salema depois de, em 2015, ter incidido em propostas para o Convento de São Bento de Castros.

As ideias dos estudantes britânicos foram apresentadas ontem, dia 28, durante uma mesa redonda que decorreu nas instalações da casa de Burgos – Direção Regional de Cultura do Alentejo, onde os 30 anos da classificação de Évora como Património da Humanidade estiveram também em destaque. Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura, aproveitou a referência à efeméride para desafiar os jovens académicos a fazerem algum tipo de registo do trabalho de campo que possa ser usado nas comemorações da classificação da cidade pela UNESCO.

Eduardo Luciano, Vereador da Cultura da autarquia eborense, realçou a importância «de receber “paraquedistas” que vêm de fora estudar a cidade, com visões inovadoras e que façam a rutura com a realidade existente.» Apesar de estarmos perante trabalhos curriculares «estes projetos podem contribuir para dar pistas para intervenções futuras», acrescentou o autarca.

A iniciativa contou com também com a presença de Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, de Marcel Vellinga e Julia Wedel, a quem coube a apresentação do trabalho dos alunos da Brooks University. A moderação esteve a cargo de Sofia Aleixo, do Departamento de Arquitetura da academia eborense, a quem coube também a organização do evento.

Fotografia: C.M.Évora

 

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram