02/08/2021

TV Guadiana

Alentejo em Direto

ÉVORA: "LEVEZA", ESCULTURA DE PAULO MATIAS EXPOSTA NO ÂMBITO DO "EVORA À CALMA"

 
Évora à Calma, o programa cultural proposto pela Câmara Municipal de Évora e pelas Juntas de Freguesia para animar o verão da cidade, vai espalhar pelas ruas a arte nas suas mais diversas formas: música, teatro, dança, mas também exposições em espaços públicos.
 
Um dos trabalhos que já está exposto e será inaugurado no próximo sábado,16 de Julho, é uma peça de escultura de Paulo Matias, a que o autor chamou “Leveza”. De facto a ideia de leveza traduz uma leitura poética realizada a partir do próprio material, o ferro, que aparentemente se liga à ideia de peso. Com este trabalho o autor pretende contrariar a ideia de peso associada ao ferro, concebendo uma peça que, transportando consigo o “peso” da Terra, se eleve acima desta, ligando-se ao cosmos.
 
A peça foi construída através da técnica de ferro soldado, utilizando a interligação de pregos na forma esférica. Está instalada no muro exterior do Convento dos Remédios e o período de exposição irá estender-se até 30 de Setembro, coincidindo com a duração do “Évora à Calma”.

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram