22/06/2021

TV Guadiana

Alentejo em Direto

ÉVORA: ROTEIRO TEATRAL PELAS RUAS DE ÉVORA RECORDA OS CAMINHOS DA INQUISIÇÃO

ÉVORA: ROTEIRO TEATRAL PELAS RUAS DE ÉVORA RECORDA OS CAMINHOS DA INQUISIÇÃO

No âmbito Artes à Escola: Roteiro teatral pelas ruas de Évora recorda os caminhos da Inquisição

Duas turmas de alunos do 10º ano da Escola Secundária André de Gouveia participaram, no dia 27 de março de 2019, na visita guiada “De Eborae Inquisitore”, dinamizada pela associação Ex-Quorum, no âmbito do projecto municipal “Artes À Escola”.

A visita teve início na Praça 1º de Maio e finalizou no Largo Conde Vila Flor, junto ao antigo Palácio da Inquisição.

Durante todo o percurso, dois atores guiaram os participantes numa visita pela história e pela memória patrimonial de Évora, à mistura com música e momentos teatrais que cativaram a atenção de todos. Salientando a importância de preservar a memória, a ExQuorum trabalhou com talento e muita qualidade um tema basilar na História da Europa e da cidade de Évora, a Inquisição, que deixou como balanço final milhares de inocentes torturados e assassinados por questões religiosas.

O espetáculo, sob direção de Hugo Miguel Coelho, teve como atores Maria Marrafa, Vicente de Sá, Hugo Coelho (tambor) e Angela Fortes (violino). Os materiais cénicos foram da autoria de Anabela Calatroia e Sara Tuna. O texto original é de Vicente Fino, tendo como consultores: Bruno Lopes, Fernanda Olival – CIDEHUS. “De Eborae Inquisitore” é uma criação coisasdocorpo, com produção ExQuorum.

Refira-se que esta primeira edição do “Artes à Escola” decorre até final de maio, tendo como principal finalidade proporcionar às crianças e jovens (desde o Pré-Escolar ao secundário) o acesso a várias áreas e expressões artísticas, estimulando a sua aprendizagem, formação e conhecimento, promovendo, por sua vez, uma maior proximidade com espaços e atividades culturais locais, envolvendo toda a comunidade.

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram