22 de Junho 2024

TV Guadiana

Alentejo em Direto

EXPOSIÇÃO “A REVOLUÇÃO E O QUE ELA TROUXE” NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE REGUENGOS DE MONSARAZ

EXPOSIÇÃO “A REVOLUÇÃO E O QUE ELA TROUXE” NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE REGUENGOS DE MONSARAZ

1200x600

Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

O Município de Reguengos de Monsaraz dá início às celebrações dos 50 anos do 25 de Abril com a exposição “A revolução e o que ela trouxe”, da Ephemera – Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira. A mostra foi inaugurada no dia 2 de abril, pelas 18h, com a presença de José Pacheco Pereira, e estará patente até 28 de abril no Auditório António Marcelino da Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz.

Detalhes da Exposição

A exposição apresentará materiais do arquivo Ephemera sobre o 25 de Abril de 1974 e os tempos subsequentes, destacando os dias da revolução, seus protagonistas, símbolos e o exercício da liberdade. Estarão em exibição jornais diários desde a Revolução dos Cravos até aos dez dias seguintes, incluindo edições sem censura, assim como jornais publicados posteriormente por diversas forças políticas.

Iconografia e Participação Cívica

“A revolução e o que ela trouxe” mostrará o primeiro “Avante!” publicado em liberdade e o “Povo Livre”, editado pelo PPD, primeiro partido formalmente constituído após a revolução. Cartazes diversos ilustrarão a iconografia da época, como cravos, pombas e símbolos do Movimento das Forças Armadas. Além disso, serão exibidos panos originais utilizados em manifestações no Porto.

Arquivo Ephemera

O arquivo Ephemera dedica-se à preservação e divulgação de materiais relacionados com a memória da história social, cultural, sindical e política contemporânea. Com cerca de 20 mil pastas disponíveis online, acolhe investigadores e projetos de investigação, organizando e participando em exposições públicas e cedendo documentação para publicações em Portugal e no estrangeiro.

Skip to content