21 de Julho 2024

TV Guadiana

Alentejo em Direto

EXPOSIÇÃO “A SEGUNDA PELE” DE BALBINA MENDES: ARTE EM DESTAQUE EM PORTALEGRE

EXPOSIÇÃO “A SEGUNDA PELE” DE BALBINA MENDES: ARTE EM DESTAQUE EM PORTALEGRE

EXPOSICCAO1

Exposição “A Segunda Pele” de Balbina Mendes na Galeria de São Sebastião em Portalegre

No dia 16 de setembro, pelas 16h00, a Galeria de São Sebastião, em Portalegre, receberá a inauguração da exposição de pintura intitulada “A Segunda Pele”, da autoria de Balbina Mendes. Nesta ocasião, será igualmente apresentado o livro de pintura com o mesmo título, com a participação do editor Joaquim Pinto da Silva e da escultora Maria Leal da Costa.

Explorando o Fascínio pela Máscara

A exposição “A Segunda Pele” tem como temática central o fascínio pela máscara, um tema que a artista já explorou em obras anteriores. Nesta exposição, a abordagem artística de Balbina Mendes revela-se através de efeitos gráficos, compostos por palavras ou camadas de tinta aplicadas em acrílico, sobrepondo-se aos rostos.

Interatividade entre a Obra e o Observador

Um elemento de destaque na exposição é a preocupação constante com a interação entre a obra de arte e o visitante. Esta interação é concebida como um filtro da realidade, que se interpõe entre o observador e a obra, convidando o público a explorar as várias camadas de significado presentes nas obras de Balbina Mendes.

A Trajetória Artística da Artista

Balbina Mendes, nascida em 1955 em Malhadas, Miranda do Douro, é uma artista com um percurso notável. Possui um Mestrado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) e reside e trabalha em Vila Nova de Gaia. Para além da sua participação em numerosas exposições coletivas, realizou dezenas de exposições individuais em diversos países, Portugal, Espanha, Estados Unidos, Bélgica, Áustria, Austrália e Índia.

Representação em Coleções Públicas e Privadas

O trabalho de Balbina Mendes encontra-se representado em coleções públicas e privadas, tanto em Portugal como no estrangeiro, testemunhando o reconhecimento e a relevância da sua contribuição para o mundo da arte contemporânea.



Skip to content