12 de Setembro 2024

TV Guadiana

Alentejo em Direto

EXPOSIÇÃO ÚNICA: ANDORES DO SÉCULO XVIII EM DESTAQUE NA IGREJA DE SÃO ROQUE, LISBOA

EXPOSIÇÃO ÚNICA: ANDORES DO SÉCULO XVIII EM DESTAQUE NA IGREJA DE SÃO ROQUE, LISBOA

ANDOR

Fotografia: Crédito MRDL/FJP

Exposição Única: Andores em Prata do Século XVIII em Destaque

A mostra, fruto da colaboração entre a DRCAlentejo – Museu Rainha Dona Leonor e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – Museu de São Roque, apresentará os magníficos andores em prata de São João Baptista e São João Evangelista. As esculturas detalhadas retratam cenas significativas da vida dos respetivos santos, como o Batismo de Cristo e o Martírio de São João Evangelista.

Inauguração com Destaque na Cultura

No dia 20 de julho, a partir das 17h00, a Igreja de São Roque, em Lisboa, abrirá as suas portas para receber a exposição. A Senhora Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, estará presente na inauguração. A Professora Maria Isabel Roque, doutorada em História pela Universidade Lusíada, fará uma breve apresentação das obras em destaque. A sua tese “Musealização do sagrado: Práticas museológicas em torno de objetos do culto católico” enriquece ainda mais o contexto histórico das peças expostas.

Tesouros da Ourivesaria Portuguesa

Os andores, verdadeiras obras-primas do século XVIII, são confecionados em prata e prata dourada, adornados com pedras preciosas, vidro, madeira policromada e têxteis. Representando notáveis exemplares da ourivesaria portuguesa setecentista, eles testemunham a riqueza do Real Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Beja. Pertencentes às confrarias monásticas das Baptistas e das Evangelistas, estas peças rivais eram destaque nas solenes procissões do Corpo de Deus, percorrendo majestosamente as ruas de Beja.

Colaboração Cultural e Encerramento em 2024

Fruto de um acordo de colaboração entre o Museu Rainha Dona Leonor e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – Museu de São Roque, esta exposição extraordinária ficará aberta ao público até janeiro de 2024.

Não perca a oportunidade de apreciar estas preciosidades históricas e culturais numa experiência única e enriquecedora.



Skip to content