12 de Setembro 2024

TV Guadiana

Alentejo em Direto

EXPOSIÇÃO ‘COSTA A COSTA’: FIONA POWER RETRATA O SUDOESTE DA IRLANDA EM MONSARAZ

EXPOSIÇÃO ‘COSTA A COSTA’: FIONA POWER RETRATA O SUDOESTE DA IRLANDA EM MONSARAZ

Bolus Head Cill Rialaig 50x70cm Mixed Media on Canvas

Fotografia: Cedida pela C.M.Reguengos de Monsaraz

O evento traz as obras de Fiona Power para apreciação do público em Monsaraz

A exposição ‘Costa a Costa’ de Fiona Power estará patente ao público a partir de hoje, dia 14 de julho, até ao dia 19 de agosto, na vila medieval de Monsaraz. Organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz, a mostra apresenta um conjunto impressionante de pinturas que retratam paisagens deslumbrantes do sudoeste da Irlanda e da Península de Iveragh.

Um mergulho na arte de Fiona Power

A exposição exibe 23 obras que capturam a beleza e a emoção dos cenários pintados pela artista irlandesa.

Fiona Power, renomada pintora irlandesa, encanta o público com 23 pinturas que variam entre óleo sobre tela, acrílico sobre tela, técnica mista sobre tela, acrílico sobre madeira e acrílico sobre papel. As suas obras retratam a magnitude do sudoeste da Irlanda, a rota comercial ao longo do rio Shannon e as pitorescas ilhas Skellig e Ballinskelligs na Península de Iveragh.

Descobrindo a inspiração por trás das pinceladas

Fiona Power revela sua paixão pela natureza em constante mudança e a busca pela captura dos momentos efêmeros.

Através de técnicas variadas e materiais cuidadosamente selecionados, Fiona Power mergulha nas cores e nas emoções dos momentos fugazes de mudança na luz e atmosfera. O seu trabalho celebra as paisagens terrestres e marítimas em constante transformação, incluindo portos, enseadas, céus dramáticos e sebes repletas de flores silvestres.

Uma exposição de conexões históricas

A exposição ressalta os laços entre a Irlanda e Portugal, apresentando a importância do Lago Alqueva na escolha do título

A relação histórica entre a Irlanda e Portugal ganha destaque na exposição de Fiona Power. A escolha do título “Costa a Costa” está ligada à extensão das margens do Lago Alqueva, que superam a linha de costa do continente português. Além disso, a artista ressalta a presença de evidências arqueológicas que mostram os primeiros contatos entre a Península Ibérica e a Irlanda, remontando aos períodos do Ferro e do Bronze.



Skip to content