17 de Fevereiro 2026

TV Guadiana

Alentejo em Direto

FESTAS DO SENHOR JESUS DA PIEDADE E FEIRA DE SÃO MATEUS ANIMAM ELVAS
TRADIÇÃO RELIGIOSA E ANIMAÇÃO POPULAR MARCAM O REGRESSO DA FEIRA

FEIRA SÃO MATEUS

As Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade e Feira de S. Mateus decorreram de 19 a 28 de setembro em Elvas.

INÍCIO DAS FESTAS

As Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade e Feira de S. Mateus começaram este ano na passada sexta-feira, dia 19 de setembro.

A organização entendeu, segundo Carlos Damião, Juiz da Confraria do Senhor Jesus da Piedade, “antecipar um dia o início das festas, como acontece sempre que o dia 20 coincide num fim de semana”, mas também “dar uma oportunidade a todos os expositores, de abrirem mais cedo para que façam mais algum dinheiro nos seus negócios, mesmo sem iluminação decorativa”.

Para a noite deste primeiro dia de festa realizou-se um espetáculo no Palco S. Mateus com os Bombazine, seguido da atuação de Sara Correia.

PROCISSÃO DOS PENDÕES

No sábado, dia 20, realizou-se a habitual arruada pelas principais artérias do centro histórico, com a participação das bandas 14 de Janeiro, Sociedade Filarmónica Municipal Redondense e a Banda Filarmónica e Bombeiros Voluntários de Sousel.

O momento mais esperado pelos elvenses e por aqueles que regressam a Elvas neste dia festivo é, sem dúvida, a Procissão dos Pendões, que tem início junto à Igreja de Nossa Senhora da Assunção (antiga Sé de Elvas), presidida este ano pelo Senhor Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho, em direção ao Santuário do Senhor Jesus da Piedade, num percurso de aproximadamente três quilómetros, onde, à chegada, a iluminação do recinto da feira e da igreja se acende e é feita uma alocução pelo Arcebispo de Évora, seguida de bênção solene com o crucifixo original. Só depois se consideram inauguradas estas festividades.

ESPETÁCULOS E PROGRAMAÇÃO

À noite o ambiente animou-se com um espetáculo dos Cantadores da Planície, no Palco da Feira, e a atuação dos Moura Encantada, Para Sempre Marco, no Palco São Mateus.

Até dia 28 de setembro a animação vai ser uma constante, com bons e variados motivos para se viver a edição deste ano, daquela que é a maior manifestação de fé no Alentejo.

A partir de hoje, domingo, dia 21, são muitos e variados os espetáculos agendados para este ano, de forma a ir ao encontro das preferências de todos os que se deslocarem até ao recinto da feira.

Assim, está previsto para hoje, domingo, a partir das 18 horas, o espetáculo Super Wings e Bluey, dedicado aos mais jovens, e pelas 22h30 baile com o Duo Musical C&R.

Já para amanhã, segunda-feira, dia 22, no Palco da Feira, uma noite de fados, com fadistas elvenses acompanhados à guitarra portuguesa por Jorge Silva e à viola por Joaquim Ferreira.

Para as noites de terça e quarta-feira, a partir das 21 horas, oportunidade para um pezinho de dança, com os grupos Renovação 2000 e Henrique Belacorça, respetivamente, no Palco da Feira.

Na quarta-feira, dia 24, no Palco S. Mateus, recordar os êxitos de outros tempos com a atuação esperada do elvense Jorge Goes, com a Tour ME VA ME VA, onde irá interpretar conhecidos temas de Júlio Iglesias, seguido da atuação de Quim Barreiros.

No dia 25, quinta-feira, atuação da Brigada 14 de Janeiro, no Palco da Feira, e espetáculo A Portuguesa, seguido da atuação do artista espanhol Abraham Mateo, no Palco S. Mateus.

Para 26 de setembro, um espetáculo de música popular portuguesa com o grupo elvense Xumbo Torto e, a partir das 22 horas, atuação dos Soversion e Slow J, no Palco da Feira e Palco S. Mateus, respetivamente.

Já para sábado, dia 27, penúltimo dia das festas, atuações dos grupos Roncas de Elvas, Rumo ao Sul e os D.A.M.A.

FOGO DE ARTIFÍCIO

Todas as noites, a partir da 1h00, espetáculo pirotécnico e fogo preso e, na noite de sábado, última noite das festas, espetáculo piromusical com apoteose final.

ORGANIZAÇÃO

A organização das festividades em honra do Senhor Jesus da Piedade é da responsabilidade da Confraria do Senhor Jesus da Piedade, com a promoção por parte da Câmara Municipal de Elvas, como acontece há alguns anos, da Expo S. Mateus, com mostra de atividades económicas nas áreas da gastronomia, produtos regionais e instituições.

ENCERRAMENTO

As festividades em honra do Senhor Jesus da Piedade e Feira de S. Mateus deste ano terminam no domingo, 28 de setembro, com o regresso da Procissão dos Pendões à Igreja de Nossa Senhora da Assunção.


BANNER
Abrir Jogos

JOGOS DO DIA

×
SUB-19 | 1ª DIVISÃO | SÉRIE NORTE
2ª Jornada17 Fevereiro 2026
15:00
U. LEIRIA
-
SPORTING
SUB-15 | 1ª DIVISÃO | SÉRIE NORTE
4ª Jornada17 Fevereiro 2026
11:00
BELENENSES
-
FC PORTO
11:00
VITÓRIA GUIMARÃES
-
TONDELA
11:00
SP. BRAGA
-
ALVERCA
11:00
SPORTING
-
BENFICA
11:00
ESTORIL
-
PAÇOS DE FERREIRA
11:00
AC. SANTARÉM
-
TABOEIRA
11:00
VITÓRIA SETÚBAL
-
RIO AVE
11:00
BARREIRENSE
-
FEIRENSE
11:00
FAMALICÃO
-
ACADÉMICA
11:00
SALGUEIROS
-
FARENSE
SUB-15 | 2ª DIVISÃO | APURAMENTO DO CAMPEÃO
5ª Jornada17 Fevereiro 2026
15:00
MARINHENSE
-
BENFICA B
6ª Jornada17 Fevereiro 2026
15:00
NOGUEIRENSE
-
MARINHENSE
FUTSAL | 2ª DIVISÃO DE FUTSAL | SÉRIE A
2ª Jornada17 Fevereiro 2026
18:00
BURINHOSA
-
SÃO JOÃO
CAMPEONATO PLACARD DE HÓQUEI EM PATINS
16ª Jornada17 Fevereiro 2026
15:00
O. BARCELOS
-
JUVENTUDE PACENSE
15:00
H. CARVALHOS
-
SP. TOMAR
15:00
H. TURQUEL
-
RIBA D´AVE
15:00
FC PORTO
-
BENFICA
15:00
H. BRAGA
-
SPORTING
15:00
SANJOANENSE
-
VALONGO
15:00
DESP. PÓVOA
-
U. OLIVEIRENSE