15 de Junho 2024

TV Guadiana

Alentejo em Direto

FESTA IBÉRICA DA OLARIA E DO BARRO COM PARTICIPAÇÃO DE 50 OLARIAS E CERAMISTAS

FESTA IBÉRICA DA OLARIA E DO BARRO COM PARTICIPAÇÃO DE 50 OLARIAS E CERAMISTAS
Festa Ibérica da Olaria e do Barro: Uma Celebração da Tradição Oleira

A Festa Ibérica da Olaria e do Barro está a decorrer em Salvatierra de los Barros, na Extremadura espanhola, até ao dia 26 de maio. Esta edição conta com a presença de sete olarias do Centro Oleiro de S. Pedro do Corval. Organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz, pelo Ayuntamiento de Salvatierra de los Barros e pela Junta de Freguesia de Corval, a festa junta os maiores centros oleiros da Península Ibérica: S. Pedro do Corval e Salvatierra de los Barros.

Participação Internacional

Nesta edição da Festa Ibérica da Olaria e do Barro participam aproximadamente 50 olarias e ceramistas de Portugal e Espanha. Além das sete olarias de S. Pedro do Corval, estão representadas olarias de outras localidades portuguesas como Vila Nova de Milfontes, Assafora, Queluz, São Marcos do Campo, Torres Vedras, São Martinho do Bispo, Algueirão, Bajouca e Santa Clara-a-Velha. Este evento transfronteiriço visa promover a cultura e o turismo, destacando a olaria como uma arte de grande valor artesanal e artístico, ao mesmo tempo que procura estratégias para o desenvolvimento económico do setor.

Atividades e Demonstrações

O programa da Festa Ibérica da Olaria e do Barro inclui várias atividades, tais como demonstrações ao vivo de oleiros e ceramistas, espetáculos de flamenco e concertos. Hoje, está previsto um espetáculo de baile flamenco com Salvador Martínez e um concerto com Sixko Durán. Amanhã, dia 25 de maio, realizar-se-ão as Jornadas Ibéricas de Olaria e Cerâmica, uma exibição de arte floral em barro por Antonio Granero, e várias atuações musicais, incluindo a Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense e o DJ Juanma Dávila.

Encerramento Festivo

O último dia da Festa Ibérica da Olaria e do Barro contará com a apresentação do livro “Historia de Salvatierra de la Prehistoria a la Edad Media” de Alfonso Dominguez. Além disso, haverá atuações de grupos folclóricos como La Jara, o Coro de la Torre de Miguel Sesmero, o grupo Fuente las Amenas e o grupo de covers Aguafiestas, celebrando a conclusão do evento.

Skip to content