A TVguadiana.pt é um projeto cultural, desportivo e educacional de referência no estimulo da criatividade e inovação, tem como fundamento contribuir e marcar pela diferença em prol do desenvolvimento da comunidade. A TV guadiana exclui qualquer forma de campanha eleitoral e/ou assuntos de politica nacional e regional.

O Museu da Tapeçaria de Portalegre Guy-Fino vai acolher o "Workshop de construção de retratos têxteis", com a presença da Artista Plástica Inês Nisa, de 15 a 19 de maio.
 
A iniciativa da Câmara Municipal de Portalegre pretende promover a aproximação à ideia e conceito de Tapeçaria/Tecelagem, bem como experimentação plástica de materiais têxteis, o desenvolvimento da criatividade na elaboração de artefactos têxteis, tanto a título individual como em grupo e a elaboração de exposição dos artefactos realizados.
 
Ainda neste âmbito pode ainda ser visitada a exposição "Artlab Terra Incógnita - tapeçaria contemporânea".
 
Esta atividade destina-se a escolas entre os dias 15 e 18 de maio e no dia 19 de maio estará aberto às famílias, sendo que a participação é gratuita e tem a duração de no máximo 90 minutos. 
e-max.it: your social media marketing partner

Continuar...

Integrado no projeto “Há… Entre Portas e Janelas”, o Teatro do Convento de Portalegre dinamiza no próximo sábado, dia 12 de maio, pelas 10horas, no Mercado Municipal de Portalegre a iniciativa, “Palavras a Granel”.
 
Pequenos espetáculos, que se desenvolvem em vários espaços…Três atores chegam…pode acontecer qualquer coisa…. desde teatro … a poesia…. Entre outros…
 
O projeto tem como objetivo promover a dinamização e fruição da oferta cultural associada ao Património histórico-cultural, estimular uma maior captação de visitas e turistas, o crescimento das atividades económicas e mercados associados que importam valorizar.
 
e-max.it: your social media marketing partner
 
A praia fluvial de Monsaraz vai receber no dia 13 de maio a primeira prova de Swimrun do Grande Lago Alqueva. O Alqueva Swimrun vai ser a segunda competição do circuito nacional da modalidade e terá em competição 106 atletas.
 
O Swimrun resulta da combinação de corrida de montanha e natação em águas abertas. Esta competição de endurance exige velocidade, resistência e estratégia, com todo o percurso a ser feito com o material com que se começa a prova.
 
O Alqueva Swimrun terá às 10h30 uma prova de distância curta/sprint com 36 atletas a correrem 9 quilómetros e a nadarem 1,4 quilómetros, alternando em cinco percursos de corrida e quatro de natação. Na prova standard, com inicio às 10h, haverá 70 atletas, entre os quais 16 duplas, que vão correr 21,2 quilómetros e nadar 4,1 quilómetros em 11 percursos de corrida e igual número de natação.
 
Os participantes destas provas vão percorrer um trajeto que envolve múltiplas transições entre a natação no Grande Lago Alqueva e a corrida em trilhos nas proximidades da vila medieval de Monsaraz e da vila de Mourão. As provas têm início e a meta na praia fluvial de Monsaraz.
 
O desporto surgiu em 2006, quando a prova Otillo (que significa de Ilha para Ilha), se realizou pela primeira vez na Suécia. Esta nova modalidade resultou de uma estranha aposta entre amigos, que abraçaram o desafio de correr ao longo das várias ilhas do Arquipélago de Estocolmo e nadar entre elas numa distância total de 75 km.
 
O Alqueva Swimrun é organizado pela Associação Swimrun Portugal e pelo Município de Reguengos de Monsaraz. O Swimrun Portugal Series, circuito nacional da modalidade, teve a primeira prova no Rio Zêzere, a segunda vai decorrer no Grande Lago Alqueva, seguindo a competição para os Açores, Serra da Arrábida e termina em novembro na Madeira.
e-max.it: your social media marketing partner
A Igreja de Santiago – Galeria de Arte, na vila medieval de Monsaraz, vai receber entre os dias 12 de maio e 1 de julho a exposição “Xailes de Coração”, de Matilde Ornelas. Esta mostra organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz integra o ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto e pode ser apreciada diariamente entre as 9h30 e as 12h30 e das 14h às 18h.
 
A exposição vai apresentar 13 xailes bordados à mão por Matilde Ornelas, artista natural de Monte do Trigo, no concelho de Portel, que diz que “desde muito nova tive nas minhas mãos a arte de criar. A paixão começou há alguns anos assistindo às noites de Fado, sempre acompanhada pelos amigos”.
 
Matilde Ornelas afirma que cada xaile “tem um significado, uma simbologia, são trabalhados para serem parte de um momento e muitas vezes são utilizados para decorar as salas das noites de Fado”. Todos as peças têm um nome e na exposição em Monsaraz poderão ser apreciados, entre outros, os xailes “Sonhos de Princesa”, “Flor de luz”, “Guitarra Portuguesa”, “Amália”, “Viola de Fado” e “Laços de Amor”.
e-max.it: your social media marketing partner

Henrique Borges, apresenta o seu álbum "Incursão" no dia 19 de maio pelas 21h30 no Auditório Camões em Lisboa. 
 
O CD "Incursão" é parte integrante de um projeto artístico que harmoniza três áreas distintas: a música, o vídeo e a fotografia. O álbum Incursão e o livro (Urbex | Incursão) podem ser adquiridos no site www.henriqueborges.pt e nas lojas habituais.
 
Com Henrique Borges na Guitarra portuguesa vão estar os músicos: Vânia Moreira no Violoncelo, Pedro Santos no Acordeão, Luís Teixeira no Baixo eléctrico e Graciano Caldeira na Guitarra clássica. Nas Vozes, Maria João Sousa e Beatriz Janes. 
e-max.it: your social media marketing partner
A 20ª edição do Portugal de Lés a Lés vai passar por Portalegre no dia 31 de maio, trazendo um pelotão de 2100 moto turistas, os quais percorrem Portugal entre Faro e Felgueiras.
 
A partir das 16h00 de 31 de maio, prevê-se a chegada dos participantes ao Jardim da Avenida da Liberdade, junto ao Monumento dos Mortos da Grande Guerra, em festa animada com “DJ”. A partida será no dia seguinte, pelas 5h30, no mesmo local.
 
O Portugal de Lés a Lés é considerada a maior maratona moto turística da Europa, revelando à sua passagem o melhor de cada região, da história à arquitetura, passando pela gastronomia e pelos riquíssimos patrimónios humano e paisagístico. 
 
Entre 30 de maio e 2 de junho, um grupo motociclistas de portugueses, espanhóis, franceses, italianos, suíços, ingleses e entre outras nacionalidades vai percorrer 1 160 km em quatro dias, numa organização da Federação de Motociclismo de Portugal que conta com o apoio do Município de Portalegre.
 
Integrado numa nova abordagem à política desportiva municipal, a Câmara Municipal de Portalegre está a apostar no apoio à realização de conjunto de eventos e atividades que permitam colocar o concelho no mapa dos eventos de referência a nível nacional e ibérico.
 
e-max.it: your social media marketing partner
 
A vasta caravana do 15º Troféu YAMAHA 2018 ruma uma vez mais ao distrito de Évora, mas desta feita ao coração da sua capital.
 
A cidade de Évora irá assim receber no próximo domingo, dia 13 de maio, este grande evento desportivo que contará certamente com milhares de espectadores, não só pela grande espetacularidade deste troféu como também pela proximidade ao primeiro e único Centro Comercial da Região do Alentejo, um amplo espaço com 70 lojas e estacionamento gratuito para 950 automóveis e motos.
 
A Câmara Municipal de Évora, em parceria com uma empresa vinicola, disponibilizaram um belíssimo terreno situado em frente ao Évora Plaza e, em conjunto com a YAMAHA, irão construir um traçado totalmente novo para acolher esta 3ª prova do Troféu YAMAHA 2018. Um traçado que terá uma extensão de aproximadamente 2500 metros, com 3 variantes de pistas para todas as classes.
 
O piso do Paddock será em Alcatrão, na Rua Circular Norte do Parque industrial, situado numa extremidade do complexo Industrial e Tecnológico de Évora, voltado para o Évora Plaza, um traçado que certamente agradará à grande maioria dos 200 pilotos participantes, num cenário muito acolhedor, onde a vista sobre a pista é praticamente total de qualquer lugar do recinto.
Os treinos iniciam-se pelas 09h30 e a prova tem lugar a partir das 14h.
 
Mais informação em: https://www.trofeuyamaha.com
 
e-max.it: your social media marketing partner
 
O Centro de Ciência do Café (CCC) foi o local escolhido para as comemorações da Semana da Europa em 2018 e no mapa das comemorações, divulgado pela Comissão Europeia em Bruxelas a semana passada, Campo Maior e o CCC, aparecem em destaque.
 
De 7 a 11 de maio, o CCC irá receber cerca de 2000 crianças e jovens da região do EUROACE (região que engloba duas regiões de Portugal, Alentejo - Centro e Extremadura espanhola).
 
Para além do acolhimento com atividades onde as crianças e jovens ficam a saber um pouco mais do que é ser um Cidadão Europeu, serão feitas visita guiadas e animadas ao CCC e onde se fará a divulgação da campanha “Sabia que...? “ que dá a conhecer, de forma pedagógica os apoios dos Fundos da União Europeia. Uma campanha que foi materializada nos pacotes de açúcar da Delta Cafés.
 
O encerramento da Semana da Europa acontece sexta-feira, 11 de maio, com a presença de várias entidades portuguesas e espanholas. Neste dia o CCC receberá 50 crianças do Alentejo, 50 da região Centro e 50 da Extremadura Espanhola. O Hino da Europa (Hino da Alegria) será entoado pelas crianças do Centro Educativo Alice Nabeiro.
 
A CCDRA, o Programa Operacional Regional Alentejo 2020 e a Euroregião EUROACE, numa iniciativa conjunta com a Direção Geral de Estabelecimentos Escolares, Direções de Serviços Regionais do Alentejo e do Centro, a Junta da Extremadura, a Direção Regional da Cultura do Alentejo e o Centro de Ciência do Café, numa parceria alargada aos Municípios, propõem-se contribuir para despertar o interesse dos mais novos para a construção da União Europeia e para o papel relevante que podem e devem desempenhar nesse processo, dinamizando um conjunto de atividades em que a Cooperação Transfronteiriça desempenha um papel importante.
 
Consulte o programa
e-max.it: your social media marketing partner

Continuar...

O Mosteirense sagrou-se, esta tarde, campeão distrital da AF Portalegre, ao vencer, no Campo de Jogos da Basteira, "Os Gavionenses", por 5-3.
 
Na próxima jornada, a última da competição, O Mosteirense desloca-se ao reduto d' "O Elvas".
e-max.it: your social media marketing partner

Pág. 3 de 401

3

Desporto

Redação . 30 Abril 2018

Cultura

Regional

Visitantes Online

Temos 5777 visitantes em linha
 
 

Desporto

Previous Seguinte
  • 1
  • 2
  • 3

Cultura

Previous Seguinte
  • 1
  • 2
  • 3

Atualidade

Previous Seguinte
  • 1
  • 2
  • 3

Literatura

Música

Previous Seguinte
  • 1
  • 2
  • 3

No module found !