ÉVORA: DOCUMENTÁRIOS ETNOMUSICOLÓGICOS DEDICADOS AO ALENTEJO APRESENTADOS DURANTE O MÊS DE FEVEREIRO

A Câmara Municipal de Évora / Divisão de Cultura e Património, através do Centro de Recursos do Património Cultural Imaterial – Convento dos Remédios – promove a apresentação, durante o mês de fevereiro, de um conjunto de documentários etnomusicológicos dedicados ao Alentejo. A iniciativa realiza-se no âmbito da programação cultural do município para o ano de 2018.
 
Estes documentários encontram-se inseridos na série televisiva da RTP “O Povo Que Canta”, sobre a música tradicional portuguesa, realizados e produzidos por Alfredo Tropa e Michel Giacometti, entre os anos de 1970 e 1974.
 
Em todas as quartas-feiras, pelas 18:30 horas, do mês de fevereiro, o Povo vai Cantar no Convento. Na realidade, cada uma das quatro sessões tem lugar às 18h30, com início no dia 07, através da exibição de “Os Tamborileiros do Baixo Alentejo” – fragmentos de um inquérito musical em Vila Verde de Ficalho. Para dia 14 estão agendadas as exibições de “Viola Campaniça e o Despique no Baixo Alentejo” e “Um Instrumento Popular”. No dia 21 vamos poder ver “O Ciclo dos 12 Dias: I. Cantos de Natal e Janeiras” e “O Ciclo dos 12 Dias: I. Cantos Janeiras e Reis”. Finalmente, no dia 28, serão apresentados os documentários “A Polifonia Popular” e “Musica Religiosa Tradicional.”   
 
Estes documentários/eventos formam um conjunto de sessões para divulgação da cultura popular, através de uma proposta de intervenção etnológica, com recurso à “memória”, reforçando uma identidade e, ao mesmo tempo, partilhando os “saberes”. As projeções realizam-se num pequeno auditório, com o objetivo de divulgar e animar um espaço que se pretende ser cultural, dinâmico e vivo e, onde os interessados pela tradição oral e cultura popular possam partilhar experiências e saberes.
e-max.it: your social media marketing partner

Cultura