TV Guadiana

Alentejo em Direto

JUVENTUDE POPULAR PEDE O ENCERRAMENTO DA CENTRAL NUCLEAR DE ALMARAZ

JUVENTUDE POPULAR PEDE O ENCERRAMENTO DA CENTRAL NUCLEAR DE ALMARAZ

Em comunicado, as Distritais da Juventude Popular de Castelo Branco e Portalegre pedem o encerramento da Central Nuclear de Almaraz.

“A Central Nuclear de Almaraz tem sofrido sucessivos acidentes, confirmados pelo Conselho de Segurança Nuclear de Espanha (CSN), tendo sido registado no mês passado, a 22 e 28, dois eventos de risco, com paragens automáticas do reator como consequência de disparos da turbina originados como forma de proteção do alternador principal. Acresce ainda que a Central, refrigerada pelo rio Tejo, terminou o seu período normal e seguro de funcionamento em 2010.

As Distritais da Juventude Popular de Castelo Branco e Portalegre estão preocupadas com a saúde e bem-estar dos portugueses, principalmente com os habitantes dos seus distritos, que se encontram numa primeira linha de risco em caso de acidente.

Assim, defendendo o imediato encerramento da Central de Almaraz e frisando a incapacidade na atual gestão da situação, quer por Espanha quer pelo Governo português, que demonstra um absoluto desinteresse pelo perigo que a população enfrenta, foi solicitado ao Grupo Parlamentar do CDS que questione o Ministério do Ambiente sobre a sua posição quanto ao encerramento da Central Nuclear de Almaraz.

Face ao pedido endereçado pelas estruturas de Castelo Branco e Portalegre, o deputado centrista João Gonçalves Pereira manifestou o seu apoio, informando que irá endereçar as propostas e questões quer ao Ministro do Ambiente quer ao Primeiro-Ministro. 

Também o Eurodeputado Nuno Melo, questionou a Comissão Europeia sobre o alargamento do prazo de vida da Central Nuclear até 2028, pretendido pela CSN de Espanha, e sobre o cumprimento dos requisitos de segurança das diretivas da UE para as questões de segurança de instalações nucleares. 

As Distritais da Juventude Popular de Castelo Branco e Portalegre estão ao lado dos Portugueses, exigindo que o Governo português pressione ativamente o Governo espanhol na próxima Cimeira Ibérica para que encerre a Central Nuclear de Almaraz, assumindo verdadeiramente uma estratégia que coloque as populações e o ambiente em primeiro plano.”

Deixe um comentário