12/06/2021

TV Guadiana

Alentejo em Direto

MARIA LEAL DA COSTA APRESENTA EXPOSIÇÃO “MÃOS QUE FALAM” EM MONSARAZ

MARIA LEAL DA COSTA APRESENTA EXPOSIÇÃO “MÃOS QUE FALAM” EM MONSARAZ

“Mãos que falam” é o título da exposição de escultura que Maria Leal da Costa apresenta de 11 de maio a 7 de julho na Igreja de Santiago – Galeria de Arte, em Monsaraz. A mostra integra o ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto e pode ser apreciada diariamente entre as 9h30 e as 12h30 e das 14h às 18h.

Nesta exposição, cada mão ganha existência e comunica um sentido distinto, em função de quem a olha e interpreta. Um périplo que toma como referencial o domínio da gestualidade, com o riquíssimo acervo de símbolos que lhe está associado.

A obra de Maria Leal da Costa encontra-se representada em coleções privadas e públicas em Portugal e no estrangeiro. Realizou, por exemplo, a escultura “Indagações” para o edifício sede da Comissão Europeia, em Bruxelas, as esculturas públicas “Paul Harris” e “Torre de Belém” em Lisboa, “Castanheiro”, “Inspiração”, “Voo” e “Flor de São Tiago” em Marvão, “Cavalo Lusitano” e “Jogo de Memórias” em Portalegre, “D’Amor” em Évora e “Cavalo Alter Real” em Alter do Chão. A artista fez também esculturas tácteis com acessibilidade comunicativa para cegos e pessoas com mobilidade reduzida em Marvão, Penafiel e Lisboa.

Maria Leal da Costa expõe regularmente os seus trabalhos desde 1994 em Portugal, Espanha, China, Itália, França, Bélgica, Lituânia, Inglaterra e Estados Unidos da América. Em 2011 foi publicado o livro “VOAR, poems and pictures resting on the sculptures of Maria Leal da Costa” e em 2015 o livro “Maria Leal da Costa – Escultura” sobre 25 anos do seu trabalho. Em 2017 foi apresentado o documentário sobre a sua obra, intitulado “O Gesto Escultórico”, e recebeu a Medalha de Mérito Municipal de Marvão.

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram